Avaliações sobre Igreja da Misericórdia. (Agência De Viagens) em Guimarães (Braga).
R. Rainha Dona Maria II 36, Guimarães, Portugal
Descrição
Informação sobre Igreja da Misericórdia, Agência de viagens em Guimarães (Braga)
Aqui pode ver o local, os horários mais populares para saber qual a melhor altura para ir, horário de funcionamento, fotos, informação de contacto e comentários e avaliações reais feitos pelos utilizadores na Internet.
Este lugar tem recebido muito boas avaliações, recomendamos a sua visita. Com certeza que lhe prestarão um serviço muito bom.
Mapa
Horário de funcionamento do Igreja da Misericórdia
Segunda-feira
10:00–12:00, 14:00–17:00
Terça-feira
10:00–12:00, 14:00–17:00
Quarta-feira
10:00–12:00, 14:00–17:00
Quinta-feira
10:00–12:00, 14:00–17:00
Sexta-feira
10:00–12:00, 14:00–17:00
Sábado
10:00–12:00, 14:00–17:00
Domingo
Fechado
Avaliações do Igreja da Misericórdia
F. B.
Magnífica Igreja pertença da Misericórdia, interior belíssimo em talha dourada, altar mor imponente, Guimarães prima por ser possuidora de um vasto Património e esta Igreja é exemplo elucidativo do imenso espólio existente numa Cidade que nos últimos anos se tem desenvolvido exponencialmente, orgulham-do os Vimaranenses que bem merecem viver nesta terra abençoada com tão rico historial.
M. F. M.
Fiquei encantada com a beleza da igreja. Uma verdadeira obra de arte construída com muito amor e carinho.
C. F.
Horário de abertura deveria ser ampliado.
Proximidade do Centro Historico assim o exige.
J. C.
Local histórico no coração de Guimarães muito bonito
H. F.
Bela igreja com um magnífico órgão.
c. I.
Simples e bonita.
G. P.
Bonito
A. P.
lindíssima
P.
(Translated) Pode ser visitada de segunda a sábado: das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00 Além disso, existe missa às quintas-feiras às 17h00 e aos domingos e feriados às 10h30.
Vale a pena se passear pela rua que vai do Largo de Toural à Igreja Colegiada, fazer uma paragem para a contemplar -ainda que seja de fora-, pela beleza da sua fachada e do largo onde se encontra, junto à Casa de La Misericordia, Casa dos Lobos Machado e uma das etapas da Consolação.
A Irmandade da Misericórdia de Guimarães foi fundada na primeira década do século XVI e foi instalada no início, no claustro da Igreja Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira. Surgiu a necessidade de instalar a irmandade em edifício autônomo e em 20 de maio de 1588 foi lançada a primeira pedra da Igreja. Gonçalo Lopes e Pedro Afonso de Amorim foram contratados para a execução da obra. Em 1603 morreu Gonçalo Lopes, pelo que em 1604 foi assinado um novo contrato com Pedro Afonso de Amorim e o seu genro. A partir desta data foram construídas as paredes da igreja, o coro-alto e a fachada do retábulo. Em 1607 a igreja foi inaugurada e as obras de reconstrução da fachada começaram com um novo desenho de João Lopes de Amorim, que se prolongaria até 1640.
A igreja segue uma estrutura maneirista em que se destaca a verticalidade do edifício; e a sua fachada paradigmática é um dos melhores exemplos de fachadas de retábulos maneiristas. Está dividido em dois registros. O primeiro, acedido por escada, tem ao centro o portal principal do templo, com arco emoldurado por dois medalhões com bustos e encimado por friso decorado com motivos geométricos, ladeado por colunas coríntias caneladas com base decorada com motivos. "Ponta de diamante". Um entablamento separa o primeiro registo do segundo, que ao centro apresenta um nicho de vidro com frontão triangular, onde se destaca a imagem de Nossa Senhora da Misericórdia, ladeada por colunas coríntias. O conjunto é rematado por frontão circular interrompido, encimado por óculo e ladeado por pináculos. Uma cruz coroa a igreja.
O interior, de nave única, apresenta abóbada de berço; um presbitério retangular e um coro alto com arco baixo. As capelas laterais apresentam retábulos nas cores cinza e dourado decorados com fundo colorido com motivos vegetalistas, entremeados por janelas quadradas e púlpitos. Existem esculturas de Santa Teresa de Lisieux, Nossa Senhora do Rosário, Senhora da Consolação - atravessada por várias espadas - e um curioso Senhor da Cana Verde com longos cabelos reais, coroa e mãos atadas com um ramo; entre outros.
Um belo retábulo-mor de finais do século XVIII, destacam-se os púlpitos de 1781 e a caixa em ouro do órgão ibérico. Da pilhagem destacam-se duas pinturas: uma sobre tela com a imagem de Nossa Senhora da Piedade, e outra sobre madeira que representa a Visitação e data de 1616.
(Original)
Se puede visitar de lunes a sábado: de 10 a 12 y de 14 a 17. Además, hay misa los jueves a las 17 y los domingos y festivos a las 10.30.
Merece la pena si recorres la calla que va desde el Largo de Toural hacia la Colegiata, hacer una parada para contemplarla-aunque solo sea desde el exterior-, por la belleza de su fachada y de la plaza donde está, junto a la Casa de la Misericordia, la Casa dos Lobos Machado y uno de los pasos de la Consolación.
La Hermandad de la Misericórdia de Guimarães fue fundada en la primera década del S.XVI y se instaló en el inicio, dentro de los claustros de la Colegiata de Nossa Senhora da Oliveira. Surgió la necesidad de instalar la cofradía en un edificio autónomo y el 20 de mayo de 1588 se colocó la primera piedra de la Iglesia. Gonçalo Lopes y Pedro Afonso de Amorim fueron contratados para realizar la obra. En 1603 murió Gonçalo Lopes, por lo que en 1604 se firmó un nuevo contrato con Pedro Afonso de Amorim y su yerno. A partir de esta fecha se construyeron los muros de la iglesia, el coro alto y la fachada del retablo. En 1607 se inauguraría la iglesia y se iniciaron las obras de reconstrucción de la fachada con un nuevo diseño de João Lopes de Amorim, que continuaría hasta 1640.
La iglesia sigue una estructura manierista en la que destaca la verticalidad del edificio; y su paradigmática fachada es uno de los mejores ejemplos de fachadas de retablos manieristas. Se divide en dos registros. El primero, al que se accede por una escalera, tiene en el centro el portal principal del templo, con un arco enmarcado por dos medallones con bustos y rematado por un friso decorado con motivos geométricos, flanqueado por columnas corintias estriadas con base decorada por motivos "punta de diamante". Un entablamento separa el primer registro del segundo, que en el centro tiene una hornacina de vidrio con frontón triangular, donde hay una imagen de Nossa Senhora da Misericordia, flanqueada por columnas corintias. El conjunto está rematado por un frontón circular interrumpido, rematado por un óculo y flanqueado por pináculos. Corona la iglesia una cruz.
El interior, de una sola nave, tiene bóveda de cañón; un presbiterio rectangular y un coro alto a base de arco bajo. Las capillas laterales tienen retablos en colores grises y dorados decorados con fondo colorido con motivos vegetales, intercalados con ventanas cuadradas y púlpitos. Hay esculturas de Sta. Teresa de Lisieux, Ntra. Señora del Rosario, Señora de Consolación-atravesada por varias espadas- y un curioso Señor de Caña Verde con pelo largo real, corona y atado de manos con una rama; entre otros.
Destacan un precioso retablo mayor de finales del S.XVIII, los púlpitos de 1781, y la caja de oro del órgano ibérico. Del expolio, destacan dos pinturas: una de ellas sobre tela con la imagen de Nuestra Señora de la Misericordia, y otra sobre madera que representa la Visitación y data de 1616.
K. M. A. S.
(Translated) Lugar pacífico.
(Original)
Peaceful place.
J. d. O. T. J.
(Translated) Linda
(Original)
Linda
B. C.
J. B. C. F.
A. F.
A. F.
d. e. m. d. b.
X. R. V. R.
J. M. V.
V. M.
S. F.
B. M.
P. P.
J. P. W.
L. B.
P. L.
C. C.
M. R. D. O.