Avaliações sobre Igreja de São Tiago. (Igreja) em Coimbra (Coimbra).
Praça Comércio 57, 3000-180 Coimbra, Portugal
Descrição
Informação sobre Igreja de São Tiago, Igreja em Coimbra (Coimbra)
Aqui pode ver o local, os horários mais populares para saber qual a melhor altura para ir, horário de funcionamento, fotos, informação de contacto e comentários e avaliações reais feitos pelos utilizadores na Internet.
Este lugar tem recebido muito boas avaliações, recomendamos a sua visita. Com certeza que lhe prestarão um serviço muito bom.
Mapa
Avaliações do Igreja de São Tiago
C. B.
Erguida entre o final do século XII e início do século XIII, é um monumento que representa o estilo românico da cidade.
As obras do templo foram iniciadas antes do ano de 957, como comprova um documento onde este é doado ao Mosteiro de Lorvão. Foi reedificado nas últimas décadas do século XII, em data desconhecida, no reinado de Sancho I de Portugal. A sua sagração ocorreu em 1206, mas acredita-se que as obras tenham se prolongado ainda por vários anos. Pelo menos duas campanhas construtivas, em estilo românico, foram realizadas nessa época.
No exterior da igreja destacam-se os portais principal e lateral sul, obras de grande valor para entender o românico coimbrão. O portal principal, de quatro arquivoltas, parece mais tardio e contou com a participação de artistas de alta capacidade artística junto a outros de menor talento.
Aqui os capitéis contém vários motivos, tanto vegetalistas como animais, alguns derivados da Sé Velha de Coimbra, como o motivo das aves enfrentadas. As colunas do portal principal são também profusamente decoradas com relevos geométricos em forma de espiral e motivos vegetalistas. O elegante portal sul pertence provavelmente a fins do século XII, sendo composto por várias arquivoltas sem decoração, envoltos por uma moldura com forma de videira, e capitéis e colunas com motivos vegetalistas.
O interior da igreja conta com três naves e três capelas na cabeceira. No século XV foi adicionada, ao lado norte da igreja uma capela de planta quadrangular, com um portal em estilo gótico com um interessante alfiz decorado.
Embora tenha sofrido várias modificações ao longo dos séculos, a intervenção mais radical teve lugar no século XVI, quando foi construída uma segunda igreja sobre a primitiva igreja, para servir de Igreja da Misericórida da cidade. Essa adição, construída na década de 1540, foi removida nas obras de restauro da primeira metade do século XX.
Uma importante mutilação da igreja ocorreu em 1861, aquando do alargamento da atual rua Visconde da Luz. Nessa obra se perdeu grande parte do absidíolo sul e capela principal.
O. P.
Simples mas bonita. Foram poucas as vezes que vi o seu interior mas vale a pena, se visitar por Coimbra certamente vai passar por esta igreja.
W. G.
Local de imprescindível passagem a quem visita a baixa de Coimbra e aos peregrinos de Santiago que passam pelos caminhos portugueses!
S. M.
Igreja muito antiga e interessante, visitação gratuita.
J. F.
Construção românica, dos finais do século XII, sagrada em 1206. Ao longo dos séculos sofreu várias transformações que alteraram por completo o aspeto do templo: em 1546 a Santa Casa da Misericórdia de Coimbra dá início à construção das suas instalações por cima da nave direita, expandindo-se, mais tarde a outras áreas; no século XIX, com o alargamento da Rua de Coruche (atual Rua Visconde da Luz) é-lhe amputada a cabeceira. O aspeto atual deve-se à intervenção feita, nos inícios do século XX, tentando dar-lhe a sua “pureza original”.
A. P.
Decepcionante o estado de abandono em que se encontra. Um mendigo fica srntado na escadaria como se fosse p dono e guarda restos de comida e dorme no portal da igreja, que se encontra imundo. Esta igreja românica é uma das referências de ponto turistico nos guias de viagem. O que houve com o órgão responsável pela preservação, o que houve com a instituição da igreja católica que abandona uma obra de séculos ao descaso?
J. S.
Voltada para poente a sua Porta, tal como se encontra escrito na história de Portugal é uma das Igrejas mais emblemáticos da Religião Enclisiastica. Um monumento a visitar!!!
T. C.
Interessante não só pela antiguidade mas também por ter sido cortada para se fazer a rua acima. De preferência visitar de manhã a um dia da semana, ou sábado, para aproveitar todo o ambiente na zona.
A. P.
A Igreja de São Tiago foi construída entre o final do século 12 e início do século 13. Embora seja pequena, a robustez arquitetônica do estilo românico confere a ela certa monumentalidade. Vale uma espiada rápida no seu interior.
L. A.
Infelizmente a igreja estava fechada, não havia quaisquer informações sobre dia e hora de abertura. Foi-me oferecido o aparelho de localização, chegou muito rápido.
C. S.
É bonita e pouco conhecida pelos turistas que apenas querem ver o essencial. Acho que um pequeno "desvio" vale a pena
C. R.
Erguida entre o final do século XII e início do século XIII, é um dos grandes monumentos em estilo românico da cidade.
L. A. L. F.
Linda... imperdível! A sua simplicidade a torna maravilhosa.... transmite muita paz e serenidade!
C. A.
Linda, apesar de muito simples. Mas é nisso que reside a sua beleza...
A. R. d. M.
Espaço de crescimento e, positivamente, diferente quando sai, já não é a mesma pessoa que entrou.
C. R. V.
Adoro a praça enfrente a essa igreja é muito acolhedora
S. F.
Espetacular e bem conservado para seus mil anos de construção.
M. M.
Bonita igreja
C. G.
Igreja simples mas bastante bonita
Z. B.
Um bom lugar para quem procura um pouco de paz e sossego
P. R.
O dono (de seu nome S. Tiago) nunca apareceu.
J. S.
Muito bonita. Valeu a viagem.
l. c.
Não conhecia. Gostei bastante.
A. A.
Pela sua história e arquitectura
P. P.
Um tributo à crença e à esperança.
T. C.
Passagem pela História...
A. C.
Linda, vele a visita.
S. C.
É antiga
F. S.
Uma igreja emblemática.
A. M.
Lindo
A. B.
Bela
a. b.
Linda
J. F.
Simples
C. F.
Património histórico
A. V.
Emblemático
R. P. d. C. T.
Igreja de São Tiago
G. T.
(Translated) A Igreja de São Tiago situa-se na Praça do Comércio, freguesia de São Bartolomeu. Construída entre finais do século XII e princípios do século XIII, é um dos grandes monumentos de estilo românico da cidade.
Reza a história que foi aqui que o infante D. Pedro, duque de Coimbra e o seu grande amigo D. Álvaro Vaz de Almada, juraram não sobreviver um ao outro antes de morrerem na batalha de Alfarrobeira.
(Original)
La Chiesa di São Tiago si trova in Praça do Comércio, nella parrocchia di São Bartolomeu. Venne costruita tra la fine del XII secolo e l'inizio del XIII secolo, è uno dei grandi monumenti in stile romanico della città.
Secondo la storia, fu qui che l'infante D. Pedro, duca di Coimbra e il suo grande amico D. Álvaro Vaz de Almada, giurarono di non sopravvivere l'uno all'altro prima di andare incontro alla morte nella battaglia di Alfarrobeira.
J. I. S. R. H.
Iglesia románica que destaca por los capiteles de su portada
A. S.
(Translated) Embora os documentos afirmem que esta igreja foi consagrada em 1206, a tradição remonta à época de Fernando I, rei de Leão, que, após recuperar Coimbra aos árabes em 1064, fundou nesta cidade uma igreja dedicada a Santiago Apóstol neste mesmo lugar. A data de sua reconstrução foi provavelmente entre 1139 e 1183, durante a campanha da Reconquista Cristã. O seu aspecto imponente e robusto torna a igreja um bom exemplo do estilo românico da época.
O interior da igreja foi redesenhado no século XVI, quando uma capela gótica extravagante foi construída no lado do Evangelho. Este é um dos poucos exemplos deste estilo arquitetónico que se encontra em Coimbra.
No século XVIII, as colunas que dividiam a igreja em três naves foram revestidas com alvenaria nova, que retirou a sua pureza românica original. O retábulo do presbitério é da mesma época, é decorado em estilo rococó com talha dourada de alta qualidade e efeitos em mármore.
Foi nesta igreja que D. Pedro, Duque de Coimbra, e o Conde de Avranches juraram não sobreviver na batalha que iam travar contra o sobrinho de D. Pedro, D. Afonso V. Na verdade, ambos morreram em campo de batalha, próximo ao rio Alfarrobeira, em 20 de maio de 1449.
Fora da igreja destacam-se as fachadas, que são o melhor exemplo do estilo românico de Coimbra. Suas colunas, decoradas com interessantes motivos como a tetrafolia e as conchas de Santiago, terminam em capitéis adornados com figuras e quimeras típicas do imaginário medieval.
(Original)
Aunque en los documentos consta que esta iglesia fue consagrada en el año 1206, la tradición la remonta a la época de Fernando I, Rey de León, quien, tras recuperar Coímbra de los árabes en 1064, fundó una iglesia dedicada a Santiago Apóstol en este mismo lugar. La fecha de su reconstrucción fue probablemente en algún momento entre 1139 y 1183, durante la campaña de la Reconquista cristiana. Su aspecto imponente y robusto hace que la iglesia sea un buen ejemplo del estilo románico de la época.
El interior de la iglesia fue rediseñado en el siglo XVI, cuando se construyó una capilla de estilo gótico flamígero hacia el lado del Evangelio. Este es uno de los pocos ejemplos de este estilo arquitectónico que se puede encontrar en Coímbra.
En el siglo XVIII, las columnas que dividían la iglesia en tres naves se cubrieron con mampostería nueva, lo que le quitó su pureza original románica. El retablo del presbiterio es de la misma época, está decorado en estilo rococó con madera tallada y dorada de alta calidad y efectos de mármol.
Fue en esta iglesia que Dom Pedro, Duque de Coímbra, y el Conde de Avranches juraron no sobrevivir el uno al otro en la batalla que estaban por librar contra el sobrino de Dom Pedro, el Rey Dom Afonso V. De hecho, ambos murieron en el campo de batalla, cerca del río Alfarrobeira, el 20 de mayo de 1449.
En el exterior de la iglesia destacan sus portadas, que son el mejor ejemplo del estilo románico de Coímbra. Sus columnas, decoradas con interesantes motivos como tetrafolias y conchas de Santiago, terminan en capiteles adornados con figuras y quimeras típicas del imaginario medieval.
M. S.
(Translated) A Igreja de São Tiago de Coimbra é uma construção românica do final do século XII, que acolhia os peregrinos que se dirigiam a Santiago.
Este templo, de três naves, foi consagrado em 1206, tendo sofrido várias transformações nos séculos XVI, XVIII e XIX.
O seu portal principal segue o esquema de decoração geométrica da Sé Velha (Sé Velha de Coimbra), na lateral apresenta uma decoração de conchas alusiva ao desenho de São Tiago.
O seu interior é revestido a madeira e funciona como local de oração. Destaca-se o retábulo da capela-mor, de estilo rococó Coimbra e proveniente de São João de Almedina; e o portal gótico da capela.
(Original)
La Iglesia de São Tiago de Coímbra es una construcción románica de finales del siglo XII, que acogía a los peregrinos que realizaban el camino de santiago.
Este templo, de tres naves, fue consagrado en el año 1206, y sufrió varias transformaciones en los siglos XVI, XVIII y XIX.
Su portal principal sigue el esquema de decoración geométrica de la Sé Velha (Catedral antigua de Coímbra).El lateral muestra una decoración de conchas alusivas al patrón de São Tiago.
Su interior tiene una cobertura de madera y funciona como lugar de oración. De él destaca el retablo de la capilla mayor, de estilo rococó coímbrao y originario de São João de Almedina; y el portal gótico de la capilla.
D.
(Translated) A história da igreja de Santiago começou em meados do século X com a doação de suas terras para o Mosteiro de Lorvão. No entanto, a consagração da igreja só ocorreu em 1206. Sua construção parece ter durado por muitos anos.
Ao longo da história, a igreja passou por várias mudanças. Foi mesmo construída uma segunda igreja sobre a primeira no século XVI. Isto foi removido durante a restauração no início do século XX. Como conseqüência, somada à originalidade arquitetônica de muitas de suas partes, não há consenso sobre a cronologia de sua estrutura. Em todo caso, tais intervenções não diminuem a riqueza arquitetônica que a igreja de Santiago possui. É um exemplo da escola românica de Coimbra. A igreja apresenta traços de fortaleza, decoração sóbria e pequenas aberturas. Assim, privilegiando o caráter defensivo militar em sua construção em pedra, como é típico do românico.
Um trabalho proeminente e peculiar da escola românica do século XII de Coimbra é o portal do sul. Observe as formas geométricas que se referem à flora. Estes são o resultado de estudos anteriores realizados na Catedral Velha. Esse mesmo estilo, mas de um período posterior, pode ser identificado no portal principal.
(Original)
The history of the church of Santiago began in the middle of the 10th century with the donation of its land to the Monastery of Lorvão. However, the consecration of the church only occurred in 1206. Its construction seems to have lasted for many years.
Throughout history, the church has undergone several changes. It was even built a second church over the first in the 16th century. This was removed during the restoration in the early 20th century. As a consequence, added to the architectural originality of many of its parts, there is no consensus on the chronology of its structure. In any case, such interventions do not diminish the architectural richness that the church of Santiago possesses. It is an example of the Romanesque school of Coimbra. The church features traces of fortitude, sober decor and small openings. Thus, privileging the military defensive character in its stone construction, as is typical of the Romanesque.
A prominent and peculiar work of the 12th century Romanesque school of Coimbra is the southern portal. Note the geometric shapes that refer to the flora. These are the result of previous studies carried out in the Old Cathedral. This same style, but of a later period, can be identified in the main portal.
A. M.
(Translated) Esta igreja de Santiago era uma linda igreja. Adorei sua beleza e simplicidade.
Aqui começa uma das vias de peregrinação El Camino de Santiago de Compostela para a Espanha.
(Original)
This Santiago church was a lovely church. I loved it's beauty and simplicity.
Here starts one of the El Camino pilgrimage way to Santiago de Compostela to Spain.
S. S. (.
(Translated) A catedral é suposto ser uma doação sem uma taxa de admissão separada, mas você pode ver que a taxa de entrada é apenas porque você não pode entrar no dinheiro. Ele está localizado no topo da colina, por isso é difícil passar por aqui, mas se você vem para visitar o show de fadu ou venha visitar vale a pena uma visita. Eu não esperava muito, mas o pilar e altar parecia muito bom, e o restaurante ou loja de souvenirs na Praça da Catedral é uma loja de recomendação local.
(Original)
성당은 별도의 입장료 없이 기부금으로 입장하게 되어 있지만 돈을 안내면 들어갈 수 없기 때문에 입장료가 그냥 있다고 보시면 됩니다. 언덕 가장 위쪽에 위치하고 있어서 올라오기 힘드시겠지만 파두 공연을 보러 오시거나 하러 오는 김에 한번쯤 들러볼만 합니다. 큰 기대 없이 왔는데 기둥이나 제단의 모습이 무척 멋졌고, 성당 광장에 있는 식당이나 기념품샵이 현지인 추천 가게들이라 겸사겸사 들려보기 좋습니다.
S. G.
(Translated) A antiga igreja do final do século 12 - início do século 13. O ano de 1205 é mencionado como a data da consagração. Última restauração no século XIX.
(Original)
Старинная церковь конца 12- начала 13 века. В качестве даты освящения упоминается 1205 год. Последняя реставрация в 19 веке.
b.
(Translated) Uma das igrejas mais importantes de Coimbra. Passe por lá se for visitar a cidade. Gostei muito da arquitetura da fachada.
(Original)
One of the most important churches of Coimbra. Pass by if you visit the city. I really liked the architecture of the facade.
L. L.
(Translated) Igreja românica do final do século XII que nos oferece dois magníficos portais em bom estado.
P .: Eu realmente gosto que os portugueses estejam claros nas indicações dos seus Bens, especificando quais partes permaneceram originais e quais e quando são as seguintes intervenções. Bravo!
(Original)
Chiesa romanica della fine del XII sec. che ci offre due portali magnificI e in buono stato.
P.s.: Mi piace molto che i Portoghesi sono chiari nelle indicazioni dei loro Beni specificando quali parti sono rimaste originali e quali e quando sono gli interventi successivi. Bravo!
e. n.
(Translated) Muito bem conservado e bastante original!
(Original)
Very well conserved and quite unique!
F. J. P. R.
(Translated) Erguida provavelmente em um templo anterior, a igreja colegiada de Santiago de Coímbra dependia durante parte da Idade Média da Sé Episcopal de Iria-Santiago de Compostela. As conchas que adornam as colunas de sua fachada meridional, em sua época a mais movimentada da igreja, seriam uma expressão disso.
O templo românico foi iniciado no final do século XII, sendo consagrado em 1206. No século XV foi acrescentada a capela no lado norte, na qual se destaca o alfiz decorado enfatizando o arco pontiagudo.
No século XVI (1546-1549) a igreja da Misericórdia foi construída na sua nave, coexistindo ambos os templos no mesmo edifício.
Além de suprimir a paróquia de Santiago, o século XIX é transcendental em sua história: em 1841 a Misericórdia foi movida e, em 1861, a cabeça de Santiago foi brutalmente mutilada para alargar a Rua do Visconde da Luz hoje.
Na primeira metade do século XX, foi completamente restaurado, demolindo e removendo as adições dos séculos XVI e XVII, deixando-o em seu estado atual.
(Original)
Levantada probablemente sobre un templo anterior, la iglesia colegial de Santiago de Coímbra dependió durante parte de la Edad Media de la sede episcopal de Iria-Santiago de Compostela. De ello serían expresión las conchas que adornan las columnas de su fachada meridional, en su época la más transitada de la iglesia.
El templo románico se comenzó a finales del siglo XII, siendo consagrado en 1206. En el siglo XV se le añadió la capilla del lado norte, en la que destaca el alfiz decorado que enmarca el arco apuntado.
En el siglo XVI (1546-1549) se edificó sobre su nave la iglesia de la Misericordia, conviviendo así ambos templos en el mismo edificio.
Aparte de suprimirse la parroquia de Santiago, el siglo XIX es trascendental en su historia: en 1841 la Misericordia fue trasladada, y en 1861 la cabecera de Santiago fue brutalmente mutilada para ensanchar la hoy Rúa do Visconde da Luz.
En la primera mitad del siglo XX fue completamente restaurada, demoliendo y retirando las adiciones de los siglos XVI y XVII, dejándola en su estado actual.
i. b. g.
(Translated) Não tive oportunidade de entrar porque quando cheguei estava fechado. Fiquei triste ao encontrar garrafas vazias fora desta bela fachada. A escada é linda.
A pequena praça onde está localizada tem várias lojinhas interessantes e alguns restaurantes. Existem bancos onde se pode sentar e descansar e desfrutar desta igreja mesmo de fora. As ruas que te levam até aqui são de um filme. Se eu tivesse que comparar com qualquer cidade do México, seria com as ruas de Guanajuato.
(Original)
No tuve la oportunidad de entrar porque cuando llegué estaba cerrado. Me dio pesar encontrar botellas vacías afuera de esta hermosa fachada. La escalinata es bella.
La placita donde se encuentra tiene varias tienditas interesantes y algunos restaurantes. Hay bancas donde sentarse a descansar y disfrutar de esta iglesia aunque sea por fuera. Las callecitas que te llevan hasta aquí son de película. Si lo tuviera que comparar con alguna ciudad de México, sería con las calles de Guanajuato.
J. Z.
(Translated) Um belo cantinho da noite Coimbra.
(Original)
Pěkné zákoutí noční Coimbry.
P. F.
(Translated) Igreja localizada em uma bela praça no final da rua comercial. Ideal para uma bebida para mudar as ruas estreitas e íngremes da cidade
(Original)
Eglise située sur une belle place au bout de la rue marchande. Idéale pour boire un verre pour changer des rues étroites et escarpées de la ville
R. A.
(Translated) Bela igreja românica no centro de Aveiro
(Original)
Bonita iglesia románica en el centro de Aveiro
K. O.
(Translated) No centro da cidade velha e muito perto da catedral, vale a pena uma visita e, se estiver aberta, entre para apreciar seu interior.
(Original)
En el centro del casco antiguo y muy cerca de la catedral, merece la pena una visita, y si está abierta, entrar para disfrutar de su interior.
M. G. W.
(Translated) Construída em puro estilo românico em uma praça movimentada no centro da cidade. Excelente.
(Original)
Inmitten der Stadt an einem lebendigen Platz in reinster Romanik errichtet. Toll.
A. N.
(Translated) Atrás da maciça porta de madeira há um pano vermelho e grosso, e atrás dele - um mundo totalmente diferente! Um interior muito antigo ...
(Original)
Aiz masīvajām koka durvīm sarkans biezs audums, bet aiz tā - pavisam cita pasaule! Ļoti sena iekštelpa...
P. 1.
(Translated) Esta igreja tem uma grande história e é um lugar para visitar.
(Original)
This church has a great history and it’s a place to visit.
J. R. E.
(Translated) Muito curioso
(Original)
Muy curiosa
R. B.
(Translated) Dê uma igreja antiga com mais de 400 anos Coimbra Portugal
(Original)
Da o biserică veche peste 400 ani Coimbra Portugal
J. M.
(Translated) Igreja pequena legal na parte histórica de Coimbra no centro.
(Original)
Cool small church in the historical part of Coimbra downtown.
H. A.
(Translated) Uma grande igreja no meio da cidade, infelizmente estava fechada
(Original)
Eine tolle Kirche mitten in der Stadt, leider war es geschlossen
O. F.
(Translated) Igreja muito velha
(Original)
Really old church
L. O. D.
(Translated) Serenidade tranquila. Tudo sobre fé e luz.
(Original)
Quiet serenity. All about faith and light.
F. B.
(Translated) e mais bonito fora do que dentro
(Original)
e più bella fuori che dentro
M. E.
(Translated) Lindo.
(Original)
Hermosa.
L. H.
(Translated) Pequena e fofa igreja
(Original)
Iglesia chiquita y linda
v. c.
(Translated) Igreja românica em Coimbra com capas originais
(Original)
Iglesia románica en Coimbra con portadas originales
F. V.
J. L. G.
(Translated) Pequeno templo de estilo românico.
(Original)
Pequeño templo de estilo románico.
S. K.
S. M.
(Translated) bela igreja apenas muito frio
(Original)
lepa cerkev samo zelo mrzla
F. L.
(Translated) Românico
Interessante
(Original)
Romanica
Interesante
J. G. C.
(Translated) Igreja de Santiago
(Original)
Iglesia de Santiago
R. S.
C. P.
(Translated) Bela catedral
(Original)
Belle cathédrale
C. S.
徐.
A. A.
(Translated) Muito bonita
(Original)
Muy bonita
P. B.
(Translated) Lugar de culto
(Original)
Local de culto,
E. R.
(Translated) Velho e bonito
(Original)
Oud en mooi
M. P.
j. g. a. c. f.
P. B.
R. S.
V. Q.
v. s.
L. C.
F. S. P.
A. D.
C. M.