Avaliações sobre Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro. (Igreja) em Felgueiras (Porto).
Descrição
Informação sobre Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, Igreja em Felgueiras (Porto)
Aqui pode ver o local, os horários mais populares para saber qual a melhor altura para ir, horário de funcionamento, fotos, informação de contacto e comentários e avaliações reais feitos pelos utilizadores na Internet.
Este lugar tem recebido muito boas avaliações, recomendamos a sua visita. Com certeza que lhe prestarão um serviço muito bom.
Mapa
Avaliações do Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro
A. P.
Mosteiro um pouco mal tratado, talvez em fase inicial para recuperação. Estava fechado no dia que lá fui. Mas deu para ver que poderá ser visto pelo interior porque tinha sinalética para turistas. É esperar por melhores dias
M. F.
Vale a pena vir visitar este mosteiro. Irá ter uma visita guiada pelo segurança, que além de estar a guardar o mosteiro, também lhe irá contar vários segredos deste mosteiro, e quem sabe algo mais. Pode ter que esperar um bom bocado caso não tenha marcado visita.
Uma das mais antigas instituições monacais do território português
Documentado desde o ano 853, o Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro foi transferido de local e reconstruído nos séculos XI e XII, embora pouco reste das campanhas construtivas empreendidas pelos monges beneditinos dessa época.
Em 1112, recebeu carta de couto de D. Teresa e foi patrocinado pela importante família dos Sousões de Ribavizela. Tornou-se um dos grandes potentados da região, acumulando vasto património fundiário e influência política. in património do norte.
L. L.
Trata-se de um importante Mosteiro Beneditino e que ainda preserva alguma da sua magnitude, apesar de ter sido em grande parte destruído, quer pelas invasões francesas, quer, quando foram extintas as ordens religiosas em Portugal, tendo este sido pilhado e ficado sem alguns elementos, como por exemplo, pedras que foram usadas noutras construções. Contudo, a visita ganhou especial interesse por causa do segurança do Mosteiro, o Sr. Bruno, que nos fez uma visita guiada apaixonante, porque se nota que a sua paixão pelo Mosteiro é enorme. Para além de muitos apontamentos de história, tornou-se uma visita ainda mais extraordinária quando nos explica e mostra o funcionamento do órgão de tubos, recentemente restaurado, e se senta no banco do mesmo e nos presenteia com uns pequenos excertos de peças musicais. A história deste senhor é um exemplo para muitos e nós só temos de lhe agradecer esta dedicação.
J. S.
Extraordinário.
Fui com mulher e filho visitar este Mosteiro e aquilo que poderia ter sido simplesmente mais uma visita a um Mosteiro como tantas outras visitas feitas por esse pais fora, ganhou uma incrível dimensão e passou a ser experiência absolutamente única, graças a fantástica disponibilidade do Sr. segurança Bruno que nos presenteia com uma visita guiada muito interessante carregada de apontamentos históricos, e que passa para outro nível e ganha uma dinâmica fabulosa quando visitamos o órgão da igreja.
A. G.
Quando chegamos ao local na porta informar-nos para aguardar por um funcionário. Aguardamos e nunca apareceu ninguém, ficamos sem conhecer o mosteiro, apenas tiramos fotos ao exterior. Deveria existir mais informação sobre o mosteiro, o qr code não funciona.
E. A.
Um Mosteiro muito bonito que começa aos poucos a ficar mais bem cuidado, pena não ter um guia formado para que a visita ser mais interessante ,mas e de louvar o segurança local ,nos mostrar e informar de muitas particularidades, sobre o a Mosteiro bem haja pelas suas informações.
M. i.
Um monumento romano muito lindo com muita história para contar visita guiada por especialistas recomendo
J. J.
Santa Maria de Pombeiro foi um dos mais importantes mosteiros beneditinos do Entre-Douro-e-Minho, tendo sido fundado por D. Gomes Echiegues e sua mulher Gontroda, em 1102.
A Igreja [séculos XII-XIII] é composta por três naves, divididas por arcos-diafragma e com cobertura em madeira pintada, nas naves laterais. A planta original da capela-mor, reconstruída no século XVIII, era semicircular à boa maneira românica, assim como os absidíolos [capelas secundárias] ainda existentes. Os capitéis do portal principal são um notável exemplo de escultura românica.
Os dois túmulos com escultura faziam parte do núcleo funerário abrigado na desaparecida galilé, ligada à nobreza deste território, como os Sousas [ou Sousões] e os Ribavizela. Nos absidíolos existem dois temas de pintura mural: um alusivo, provavelmente, a São Brás e outro apresentando Santo Amaro e São Plácido.
A imagem da Padroeira, inserida no retábulo-mor [altar principal], possivelmente é uma obra de estilo gótico [séculos XIV-XV]. Bastante alterada nos séculos XVI a XIX, a Igreja do Mosteiro de Pombeiro recebeu um conjunto de talha de estilo rococó, no qual trabalhou o reputado Frei José de Santo António Ferreira Vilaça.
E. S.
Adoramos a visita que fizemos a este Mosteiro😍😍😍😍
Neste local encontra um segurança chamado Sr°Bruno, este Senhor é Fantástico!🤩🤩🤩🤩
Pois além de ser segurança do espaço deu nos a conhecer a história toda deste Mosteiro, sabia cada pormenor daquele espaço, qual a madeira utilizada naquela altura o estilo em que baseava o Mosteiro e para remata final da nossa visita e a estrela principal, o órgão de tubos que foi restaurado recentemente ao qual até ele sabia manusear.
Visitem é Fantástico este local e acreditem que o Sr°Bruno vos vai receber Muito Bem.
Obrigado Sr° Bruno pela experiência que nos proporcionou ( a isso se chama Paixão por aquilo que se faz, um Bem Haja a Pessoas como o Senhor)👏👏👏👏
R. F.
Local fantástico
Entrada é super barata
Localizado num espaço verdejante, de vastos campos vinícolas com muito espaço para se poder fazer uma caminhada e facilidade de se poder estacionar.
No Mosteiro nota-se muitas partes já em ruínas.
Tem dois órgãos de tubos divinais, espectaculares. Uma parte é revestida com imensas pinturas. Existência de vários artefactos muito antigos.
Ainda hoje se realizam missas neste local.
Havendo a possibilidade, é de aproveitar a visitar um lugar como este.
A. B.
Adorei! É um monumento muito bonito e rico em história embora ainda esteja em restauração. A visita guiada além de barata é bastante interessante e divertida. O guia até tocou o órgão de tubos para o nosso grupo! As crianças do grupo pareciam realmente estar a disfrutar da visita e eu adorei. Recomendo a visita!
A. C. &. V. A. P.
Impossível não visitar. Marco histórico. Tivemos a sorte de ter uma visita guiada com o colaborador que guarda o mosteiro e foi muito interessante. Parabéns!
S. C.
Muito bonito♡
A. S.
Interessantíssima Visita Guiada pelo fantástico Segurança do Mosteiro. A quem deixo aqui os meus parabéns pois sabe bem o que está a fazer. Percebe do que está a apresentar aos visitantes e fá-lo com satisfação.
Altamente recomendado para conhecer melhor a História do Mosteiro e do nosso país.
S. S.
Mosteiro com interesse histórico, muito bonito apesar das destruição que foi sofrendo ao longo dos séculos. De salientar na visita que fomos muito bem recebidos pelo guia/segurança que foi descrevendo a história do mosteiro ao longo da visita com notório conhecimento pela história do monumento. Recomendo a visita.
P. N.
Local muito bonito. Além do mosteiro os jardins envolventes permitem fazer umas caminhadas e piqueniques.
G. T.
Um mosteiro que deveria ser muito mais conhecido pela sua beleza!
C. S.
Óptima visita. Fomos acompanhados pelo segurança do local, um autodidacta que sabia imenso e que teve a simpatia de partilhar connosco. Aqui fica o meu muito obrigada pela visita, pela partilha do conhecimento, pela simpatia, e pelo cuidado com um património que é de todos os portugueses. São pessoas como este segurança que nos fazem ter orgulho em ser Português. Muito obrigada 👍
P. D.
Bonito. O exterior poderia estar mais arranjado. O monomento merecia esse respeito.
I. A.
Pérola da Rota do Românico. Exlibris do património felgueirense
A. N.
Para quem tem interesse por monomentos românicos val a pena visitar
A. S.
Pena estar como está deveria ser mais bem cuidado
s. t.
Top para dar um passeio em família
J. C.
Local histórico e muito bonito deslocado do centro de Felgueiras.
M. S.
Lindo, porém parece abandonado
A. D.
Visita excelente, parabéns ao Bruno pelo empenho demonstrado.
F. D.
Grande Mosteiro Românico visita muito interessante com uma referência muito especial pelo óptimo trabalho do guia com muitas estórias sobre a história deste local, parabéns pelo excelente trabalho!
C. G.
Podem visitar, tem um Guia 🙏
E. M.
Local emblemático de Felgueiras.
Com anos e anos de história, já sofreu com os ataques que teve no passado e sofre também com o passar dos anos, mas continua imponente naquele vale "sagrado"!
Património nacional com mais que merecida distinção, é um belo monumento de visita obrigatória em Felgueiras.
J. D. P.
Nem se imagina o ricointerior e suahistória.
J. C.
Fantástica visita proporcionada pelo Sr. Bruno Ramos (segurança/guia do mosteiro) que nos presenteou com algumas melodias tocadas no órgão da Igreja e com inúmeros factos interessantes sobre a mesma. Recomendo.
d. s.
Imponente!
P. S. R.
O segurança Bruno foi um excelente profissional... Um verdadeiro guia... Quando há paixão no que se faz o resultado é sempre de excelência... Muitos parabéns... Para além de segurança é um homem sábio.. 👏👏
j. c.
Mosteiro muito bonito. Arte românica.
M. C.
Local turístico e histórico religioso de uma época áurea da "Religião Católica Romana", com capitais oriundos de África e Ásia.
Vale a pena visitar pela arte sacra exposta.
Órgão musical de tubos e um outro digno de ser visto.
V. C.
O Mosteiro de Santa Maria do Pombeiro integra a denominada rota do românico, sendo um dos expoentes máximos da mesma!
Atualmente tem função religiosa e cultural, sendo utilizado diariamente para a celebração de missas e funcionando também como espaço cultural e de visita!
T. M.
Lugar muito bonito. Não consegui ver a igreja. Mas por fora é imponente...
R. D.
Belo local.
F. B.
O Mosteiro é lindíssimo, merece ser apreciado e mais divulgado. Pena que a minha visita tenha ficado negativamente marcada pela absurda atitude do único funcionário presente na manhã do dia 26 agosto, guia e segurança em simultâneo, que foi extremamente desagradável e mal educado connosco.
N. F. -. A. d. A. -. P. e. D.
A talha dourada é sublime nesta igreja. O retábulo-mor foi feito pelo mestre entalhador Frei José de Santo António Ferreira Vilaça entre 1770-1773. Mais tarde, entre 1777-1780, executou dois retábulos laterais. Também talhou os púlpitos, talvez os mais bonitos em Portugal. A talha do coro alto é espectacular!
F. B.
Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, uma relíquia no que à Arte Sacra diz respeito, com um acervo Patrimonial de grande alcance com figuras soberbas em estado de conservação assinalável, uma jóia que os naturais de Vizela Felgueiras se devem orgulhar por ter em suas Terras.
J. J. C.
Gostei. Guia muito bom. Conhecedor e muito experiente, embora, segundo disse, a sua missão seja de segurança.
Dado o valor histórico e monumental, o mosteiro merecia restauração de grande envergadura.
J. C.
Mosteiro muito bonito. O segurança que faz a visita guiada é 5*, tem bastante cultura geral. Recomendo a visita a este monumento.
F. A.
Ótimo local para visitar. Um mosteiro com uma arquitetura esplêndida, pena fui não estar aberto ao público (pelo menos há hora que lá foi)Mas fica para uma próxima visita,que aliás recomendo....
L. F.
Adorei,só foi pena o tempo de espera pelo guia, mas pessoa bem instruída,deste e de todos os mosteiro da rota românica. Valeu a espera. Abraço ao professor.
P. D.
Vale pena visitar, muito bonito .
R. M.
Das melhores visitas guiadas que tive! Parabéns e obrigada ao Bruno. Fabuloso!
M. N.
Uma visita excelente, muito devido ao segurança / guia Bruno Ramos. Conhecedor da História, muito simpático e disposto a ouvir novos conhecimentos. Até tivemos direito a uma sessão de órgão 😉👍
C. M.
Um munumento com muito valor histórico
D. E. V.
Belo mosteiro beniditino em Felgueiras
i. c.
Lindo !Talvez o melhor que visitei em Portugal!Um guia muito simpático e atento às necessidades das pessoas com menos capacidade mas que querem visitar!
L. M.
Muito interessante
J. S.
Um local agradável e muito rural em q este mosteiro é realmente uma obra prima dos nossos antepassados... Adorei e recomendo👍✌️
M. G.
Muito Bonito . Assisti a uma Missa e parabéns pelos cuidados e também á equipa de recepção pela simpatia
F. J. D.
Bonito mosteiro, que marcou uma época. A visita é guiada por um vigilante, que dá uma aula de história.
C. F.
Primitiva construção remonta ao século XI.
Monumento Nacional no ano de 1910.
Estilo Românico e Barroco.
A. S.
Património a preservar porque devemos devemos ter memória da nossa história. Este monumento merece.
D. C. P.
Mosteiro imponente onde é bem visível o estilo românico na sua fachada.
Bons espaços de estacionamento.
L. P.
Fui assistir a um concerto do Vocal Arte e fiquei maravilhado com o Mosteiro. Tenho que lá voltar de dia para o admirar.
J. R.
Lindo uma agradável surpresa, situado num local desconhecido, peca por ser pouco divulgado. A maioria das pessoas desconhecem. Recomendo a visita
a. p.
Uma surpresa TOP. Agosto de 2020... segurança / guia... FABULOSO
Recpmendo
J. C.
Recomendo uma visita.
R. G.
Órgão espetacular! Edifício com 10 séculos
J. R.
Muito bonito e com um guia (segurança) com um conhecimento fora do normal.
Muito bom.
J. C.
Bem merecida a visita.
Pena que existam sinais evidentes de degradação em algumas áreas.
F. d. A.
Um "must see"! Pessoal atento, simpático e disponível.
B. P.
A joia da coroa do vale do sousa, Pombeiro de Ribavizela, Felgueiras, Portugal. Obra digna de ser visitada.
C. F.
Primitiva construção remonta ao século XI.
Monumento Nacional no ano de 1910.
Estilo Românico e Barroco.
A. S.
Património a preservar porque devemos devemos ter memória da nossa história. Este monumento merece.
J. R.
Lindo uma agradável surpresa, situado num local desconhecido, peca por ser pouco divulgado. A maioria das pessoas desconhecem. Recomendo a visita
L. P.
Fui assistir a um concerto do Vocal Arte e fiquei maravilhado com o Mosteiro. Tenho que lá voltar de dia para o admirar.
J. R.
Muito bonito e com um guia (segurança) com um conhecimento fora do normal.
Muito bom.
J. J. C.
Gostei. Guia muito bom. Conhecedor e muito experiente, embora, segundo disse, a sua missão seja de segurança.
Dado o valor histórico e monumental, o mosteiro merecia restauração de grande envergadura.
M. N.
Uma visita excelente, muito devido ao segurança / guia Bruno Ramos. Conhecedor da História, muito simpático e disposto a ouvir novos conhecimentos. Até tivemos direito a uma sessão de órgão 😉👍
F. N.
É muito bonito principalmente para quem mora perto ou mesmo em pombeiro.
F. d. A.
Um "must see"! Pessoal atento, simpático e disponível.
B. F.
Recomendo que visitem o Mosteiro com o segurança como "guia".
m. r.
Vale bem a pena visitar
B. M.
Eu adorei visitar.
A. M.
Excelente exemplar da arquitectura românica
P. G.
Maravilhoso exemplar na"rota do românico"
C. R.
Depois das obras ficou mt bem
C. M.
Mosteiro bonito para quem gostar de história!
M. B. d. M.
Boa recuperação, guias esforçados.
R. T.
Uma visita ao passado religioso
J. d. S. F.
Lindo lugar para refletir!
C. P.
Lindo . Visite
F. P.
Muito bonito.
P. B.
Mosteiro da rota do românico
a. g.
foi a primeira vez que visitei
J. R.
Foi muito bom
A. M.
Monumento a visitar.
J. N.
Lugar lindo!
F. V.
Lindo
A. S.
Uma obra a imperdível...
V. C.
muito lindo 💘💘
A. C.
Estava fechado
P. P.
Incrivelmente lindo!!!
P. M.
Lindo
V. S.
Adorei
L. C.
Magnífico
N. D.
Fantástico
D. B.
Mosteiro imponente, visitem as traseiras porque vale a pena tem uma beleza escondida
A. B.
Um local com muita história. O guia foi fantástico. Os muitos pormenores fazem deste local um monumento único mas ainda em bruto, que necessita de ser valorizado.
C. J.
(Translated) Obrigado ao responsável pela segurança do mosteiro por nos fazer parte de uma visita guiada muito completa e com uma história bem contada. Muitos guias gostariam de fazê-lo como ele. É uma pena que ele simplesmente trabalhe como segurança e não valorizem tudo o que ele sabe e o que ele transmite quando conta. Muitos gostariam de estar tão preparados quanto ele. A partir daqui recomendo a visita e faço um apelo para que valorizem e apoiem o trabalhador que lá têm. Aumente o preço da entrada e pague alguma compensação a alguém tão preparado e dedicado quanto o segurança. Vale a pena ir!! Obrigado Bruna!!
(Original)
Gracias al responsable de la seguridad del monasterio por hacernos partícipes de una visita guiada muy completa y con historia bien contada. Ya quisieran muchos guías hacerlo como él. Una pena que simplemente trabaje de guardia de seguridad y no valoren todo lo que sabe y lo que transmite cuando lo cuenta. Muchos quisieran estar tan preparados como él. Desde aquí recomiendo la visita y hago un llamamiento para que valoren y respalden al trabajador que tienen allí. Suban el precio de la entrada y paguen alguna compensación a alguien tan preparado y vocacionado como es el guardia de seguridad. Merece la pena ir!! Gracias Bruno!!
E. G.
(Translated) Impressionante! Acesso um tanto difícil, mas vale a pena! Bem preservado. Atualmente, os casamentos são celebrados, etc.
Não perca
(Original)
Impresionante! Algo difícil el acceso pero vale la pena! Bien conservado. En la actualidad se celebran matrimonios,etc.
No os lo perdáis
E.
(Translated) Local maravilhoso intimamente ligado à história medieval de Portugal. Arquitetura impressionante com muitas esculturas, pinturas e outras obras de arte incríveis. Inevitável se estiver no Norte de Portugal. Isso faz parte da 'Rota do Românico' Consulte o site deles.
(Original)
Marvelous place tightly connected with the medieval history of Portugal. Impressive building architecture with plenty of amazing sculptures, paintings and other artwork. Unavoidable if you're in the North of Portugal. This is part of the 'Route Romanesque' Check their website.
A. C. (.
(Translated) A trilha medieval nos trouxe aqui. É enorme e incrível.
(Original)
Medieval trail brought us here. It's huge and amazing.
A. S. A.
(Translated) Uma visita muito surpreendente, vale muito a pena se você estiver na área, tanto o exterior como o interior do mosteiro e do órgão restaurado. Um 10 para o menino que nos mostrou as instalações, ele também é muito bem entendido em espanhol.
(Original)
Una visita muy sorprendente, vale mucho la pena si se está por la zona, tanto el exterior como el interior del monasterio y el órgano restaurado. Un 10 al chico que nos ha enseñado las instalaciones, además se le entiende muy bien en castellano.
S. F.
(Translated) O lugar é muito interessante de se visitar, mas alguém o faz no topo. O segurança é simplesmente INCRÍVEL, ele é apenas um segurança e fez uma visita incrível, embora não tenha nenhuma obrigação de fazê-lo. Ele sabe muito mais do que descobrirá sempre que visitar locais históricos em Portugal. O ministério da cultura deve contratá-lo e pagá-lo bem. Ele pode não ter um mestre de história, mas faz um trabalho incrível. Nós aprendemos MUITO e ele fez o nosso dia tão bom. Espero que alguém o reconheça pelo que ele faz, porque deveria. Não apenas por causa de tudo o que ele sabe e compartilha, mas também porque ele se preocupa com as coisas dentro do prédio, pudemos ver. Vale a pena visitar!!
(Original)
The place is very interesting to visit but someone makes it top. The security person is just AWESOME, he is just a security person and he did an amazing visit even though he has not obligation whatsoever to do so. He knows much more than you will find whenever visiting historical places in Portugal. The ministry of culture should hire him and pay him well. He may not have a history master but he does an amazing job. We learned A LOT and he made our day so great. Hope someone will recognize him for what he does, because they should. Not just because of all he knows and shares but also because he cares about the things within the building, we could see it. Worth a visit!!
M. G.
(Translated) Esta foi de longe a melhor visita monetária que já fiz! O guia Bruno claramente gostou do seu trabalho e mostrou-nos tudo ao redor e sabia muito sobre o lugar. Quando chegamos ao órgão de tubos da igreja ele nos levou pelos fundos e mostrou como funcionava! Incrível, então ele nos deu um pequeno concerto no órgão, que me deu arrepios. Toda esta experiência custou-nos apenas 2 euros cada.
(Original)
This was by far the best monetary visit I ever did! The guide Bruno clearly enjoyed his work and showed us all around and knew a great deal about the place. When we arrived at the pipe organ of the church he took us around the back and show how it functioned! Amazing, then he gave us a small concert on the organ, that gave me goose bumps. This whole experience only cost us 2 euros each.
t. c.
(Translated) Agradeço especialmente ao segurança que nos orientou ... e encantado com um show incrível ... foi algo mágico ouvir aquele som ... bom ver você tocar assim ... parabéns por ter conseguido isso. Obrigado tu.
(Original)
Agradezco sobre todo al chico de seguridad que nos lo ha guiado....y deleitado con un sorprendente concierto ...ha sido algo mágico escuchar ese sonido..que gusto verte tocar así... enhorabuena por conseguir eso.grracias
j. s.
(Translated) Tão bom, especialmente graças ao cara da guarda, ele está realmente fazendo o tour e atuando como guia. É tão bom encontrar esse tipo de pessoa que ama o que faz e transmite a paixão pela história do lugar.
A possibilidade de ver o reverso do órgão não tem preço. Obrigado.
(Original)
So good, specially thanks to the guard guy, he is actually doing the tour and acting as the guide. Its so nice to find such kind of person that loves what it does and transmit the passion about the history of the place.
The possibility to see the backward of the organ is priceless. Thanks.
m. o.
(Translated) O segurança também é o guia turístico !!
Ele irá destrancar todas as portas e mostrar-lhe todas as salas ao mesmo tempo que dá um comentário realmente experiente.
Uma visita às ruínas do mosteiro e um passeio pelo campo até uma antiga ponte romana fazem com que seja um excelente dia fora do Porto.
(Original)
The security guard is also the tour guide!!
He will unlock all of the doors and show you all for of the rooms all the while giving a really knowledgeable commentary.
A visit to the ruins of the monastery and a walk through the countryside to an old Roman bridge make a great day out from Porto.
S. B.
(Translated) Belo mosteiro. O guia é maravilhoso, muito bom no negócio, e explica a história e muitas anedotas ou curiosidades, em um bom castelhano. Vale muito a pena.
(Original)
Precioso Monasterio. El guía es una maravilla, muy majo en el trato, y explica la historia y muchas anécdotas o curiosidades, en un castellano bastante bueno. Vale mucho la pena.
J. R.
(Translated) Visita muito boa
Funciona de quarta a domingo.
O guia que nos atendeu era na verdade o guardião do mosteiro e, mesmo assim, nos deu uma visita maravilhosa (em espanhol), repleta de informações de interesse histórico e artístico.
Com um final muito bom de visita no órgão do mosteiro, com demonstração incluída.
Levando em consideração o estado do mosteiro (tem muito que restaurar), o guia deu um bônus.
A visita durou + - 30 minutos.
Éramos uma família de 4 pessoas com dois filhos pequenos, e eles se divertiram razoavelmente.
(Original)
Muy buena visita
Abierto de miércoles a domingo.
El guía que nos atendió era en realidad el vigilante del monasterio, y aún así, nos hizo una visita estupenda (en castellano), llena de datos de interés histórico, y artístico.
Con un buenísimo final de visita en el órgano del monasterio, con demostración incluida.
Teniendo en cuenta el estado del monasterio (le queda mucho por restaurar), el guía le dió un plus.
La visita duro +- 30 minutos.
Éramos una familia de 4 con dos niños pequeños, y la pasaron razonablemente bien.
B. D.
(Translated) Lugar excepcional, adorável zelador.Tivemos a sorte de poder ouvir o zelador tocando o órgão. Estacionamento sombreado e muito bonito para pousar.
(Original)
Lieu exceptionnel, gardien adorable.nous avons eu la chance de pouvoir entendre le gardien jouer de l orgue. Parking ombragé et très beau pour se poser.
O. E. L.
(Translated) A entrada custa 1 €, o guarda abre todas as portas por si.
(Original)
La entrada cuesta 1€ , el vigilante te abre todas las puertas.
A. S.
(Translated) Este mosteiro, que faz parte da Rota Românica do Vale do Sousa, foi um dos mosteiros beneditinos mais importantes da região de Entre-Douro-e-Minho.
A sua fundação remonta ao ano de 853, por isso é um dos mais antigos mosteiros cristãos em Portugal. Naquela época, nenhum resto é preservado, embora se especule que se tratava de um edifício modesto e provavelmente ligado ao Reino das Astúrias. As terras do monastério foram transferidas em 1041 e um novo prédio começou a ser erguido em 1059 em sua localização atual, embora não restasse mais nada da fábrica. Na primeira década do século XII, o projeto românico começou a ser definido sob a proteção da família Sousões de Ribavizela.
A Igreja, cuja estrutura corresponde principalmente aos séculos XII-XIII, é formada por três naves, divididas por arcos de diafragma e com um deck de madeira pintada, nos corredores laterais.
O piso original da capela-mor, reconstruído no século XVIII, era semicircular em estilo românico puro, assim como as absides laterais (capelas secundárias) que ainda existem. As capitais da capa principal são um exemplo notável de escultura românica.
Os dois túmulos esculpidos faziam parte do núcleo funerário abrigado na Galiléia desaparecida, ligado à nobreza desse território, como os Sousas (ou Sousões) e as Ribavizelas.
Nos abscessos há dois temas de pintura mural: um alusivo, provavelmente, a San Blas e outro que apresenta San Amaro e San Placido. A imagem da Padroeira, inserida no retábulo-mor, é possivelmente uma obra de estilo gótico (séculos XIV-XV).
Bastante modificada nos séculos XVI a XIX, a Igreja do Mosteiro de Pombeiro recebeu um conjunto de talha de estilo rococó, no qual trabalhou o célebre irmão José de Santo António Ferreira Vilaça.
(Original)
Este monasterio, que forma parte de la Ruta del Románico del Valle del Sousa, fue uno de los monasterios benedictinos más importantes de la zona de Entre-Douro-e-Minho.
Su fundación se remonta al año 853, por lo que se trata de una de los monasterios cristianos más antiguos de Portugal. De esa época no se conserva ningún resto, aunque se especula que se trató de una edificación modesta y probablemente vinculada al Reino de Asturias. Las tierras del monasterio se transfirieron en 1041 y comenzó a levantarse una nueva edificación en 1059 en su lugar actual, aunque tampoco queda nada de la fábrica construida entonces. En la primera década del siglo XII comenzó a definirse el proyecto románico al amparo de la familia Sousões de Ribavizela.
La Iglesia, cuya estructura corresponde principalmente a los siglos XII-XIII, está formada por tres naves, divididas por arcos diafragma y con cubierta de madera pintada, en las naves laterales.
La planta original de la capilla mayor, reconstruida en el siglo XVIII, era semicircular al puro estilo románico, así como los ábsides laterales (capillas secundarias) que aún existen. Los capiteles de la portada principal son un ejemplo notable de escultura románica.
Las dos tumbas esculpidas formaban parte del núcleo funerario albergado en la desaparecida galilea, vinculada a la nobleza de este territorio, como los Sousas (o Sousões) y los Ribavizelas.
En los ábsides existen dos temas de pintura mural: uno alusivo, probablemente, a San Blas y otro que presenta a San Amaro y San Plácido. La imagen de la Patrona, insertada en el retablo mayor, es posiblemente una obra de estilo gótico (siglos XIV-XV).
Bastante modificada en los siglos XVI a XIX, la Iglesia del Monasterio de Pombeiro recibió un conjunto de talla de estilo rococó, en el que trabajó el reputado fray José de Santo António Ferreira Vilaça.
J. A. R. C.
(Translated) Visita guiada muito interessante. O guia é espetacular: gentil, atencioso, simpático, ...
(Original)
Visita guiada muy interesante . El guía es espectacular: amable , atento, simpático,...
M. P.
(Translated) Lugar charmoso mas um pouco abandonado
(Original)
Lugar con encanto pero un poco abandonado
Е. А.
(Translated) Lugar bonito, não muito popular entre os turistas
(Original)
Beautiful place, not very popular among tourists
m. p.
L. B.
(Translated) Português românico em todo o seu esplendor, na minha opinião uma visita indesculpável.
(Original)
Románico portugués en todo su esplendor, en mi opinión un a visita inexcusable.
J. C. R.
(Translated) Promoção menor é triste. Mas um lugar para visitar, com muita história dentro.
(Original)
Minor promotion it´s sad. But a place to visit, with lots of history inside.
P. C.
(Translated) Estava fechado, mesmo que fosse durante o horário de funcionamento
(Original)
It was closed, even if it was during opening hours
R. I.
A. L.
S. P.
P. M.
(Translated) Peça realmente fantástica da história ...
(Original)
Really fantastic piece of history...
s. v.
N. R.
J. P.
(Translated) Fantástico imperdível
(Original)
Fantastic a must see
R. H. P.
M. V.
J. G.
A. N.
(Translated) Lindo por dentro.
(Original)
Beautiful inside.
C. M.
D. M. d. Q.
(Translated) Visão fixa
(Original)
Vista fixe
C. P.
R. O.
r. t.
A. G.
C. A.
E. A.
P. V.
P. C. d. C. G.
T. E.
a. J. P. S.
R. C.
S. L.
R. L.
J. V.
F. C.
L. F.
m. s.
B. S.