Avaliações sobre Igreja Matriz de Nossa Sra. das Candeias. (Igreja) em Mourão (Évora).
R. Frei António das Chagas 1, 7240-265 Mourão, Portugal
Descrição
Informação sobre Igreja Matriz de Nossa Sra. das Candeias, Igreja em Mourão (Évora)
Aqui pode ver o local, os horários mais populares para saber qual a melhor altura para ir, horário de funcionamento, fotos, informação de contacto e comentários e avaliações reais feitos pelos utilizadores na Internet.
Este lugar tem recebido muito boas avaliações, recomendamos a sua visita. Com certeza que lhe prestarão um serviço muito bom.
Mapa
Avaliações do Igreja Matriz de Nossa Sra. das Candeias
H. L.
Iniciada em 1681, a atual Igreja Matriz de Nª Srª das Candeias consagrou-se, segundo registos paroquiais, em Agosto de 1692. Enquadrando-se a fachada entre as antigas torres góticas do Castelo, a obra foi financiada pelo Príncipe D. Pedro, futuro Rei, que nomeou o Engenheiro D. Diogo Pardo Osório para o projecto. A devoção local é porém antiga, remontando ao aparecimento de uma imagem da Virgem em tojos próximos, originando o Culto a Nª Srª do Tojal ou das Candeias. A anterior igreja matriz, do tempo da fundação medieval do Castelo, danificada pelas Guerras da Restauração, viera a ser arrasada em 1664 com a moderna fortificação de baluartes que destruiu também o arrabalde inicial. Subsistiria a imagem de Nª Srª do Tojal, no altar-mor da atual matriz, mas que é realização do séc. XV ou relativa ao ano de 1534 quando o anterior templo teve arranjos, e que, até à nova construção, esteve na Igreja de Santa Margarida também entretanto desaparecida. A nova edificação respondeu ao requerimento dos locais quanto à restituição do templo principal, exprimindo o moderno programa alguns princípios de linhas simples e esquadria austera, como se vê na disposição dos pilares inseridos na fachada, feitos em xisto, e contrastantes com a caiação de fundo. O interior, em nave única, é alto e amplo. O xisto usou-se ainda nos arcos laterais interiores que envolvem, à direita da Capela-mor, os altares de S. Pedro, do SS. Sacramento e de S. João Batista. À esquerda, e a seguir ao Batistério, dispõem-se dois outros altares presentemente com imagens de Nª Srª do Alcance e Nª Srª de Fátima. Em cada parede está um púlpito de balaústres alongados, e, da solene decoração da Capela-mor, ladeada por altares consagrados às Almas e a S. João Evangelista, encimado ainda pelas figuras de S. Pedro e S. Paulo, destaca-se a grande pintura de finais do séc. XVIII, talvez posterior ao arranjo da abóbada, refeita após a sua derrocada durante o Terramoto de 1755, representando a Alegoria de Nª Srª das Candeias num cenário de elementos arquitectónicos clássicos entronizando a Virgem. A salientar igualmente os quadros originais inseridos em retábulo para os altares de S. João Evangelista ou de S. Pedro, e a escultura da Virgem com o Menino, no portal ao fundo da galeria reentrante com que se dotou também a entrada para a nova igreja.
Manuel F.S. Patrocínio - Historiador
L. S.
Ao visitar o Castelo e se estiver aberta, vale a pena visitar a Igreja Matriz
Tem um fresco muito bonito.
J. M. F.
Em restauro
A. P.
(Translated) Igreja militar de nave única abobadada, associada ao castelo.
(Original)
Iglesia castrense de una sola nave abovedada, asociada al castillo.
c. l.
(Translated) Lindo
(Original)
Guapa
N. O.
O.
A. I. C. E.
N. N.