Avaliações sobre Igreja Paroquial de Massarelos. (Igreja) em Porto (Porto).
Cais das Pedras 40, 4050-467 Porto, Portugal
Descrição
Informação sobre Igreja Paroquial de Massarelos, Igreja em Porto (Porto)
Aqui pode ver o local, os horários mais populares para saber qual a melhor altura para ir, horário de funcionamento, fotos, informação de contacto e comentários e avaliações reais feitos pelos utilizadores na Internet.
Este lugar tem recebido muito boas avaliações, recomendamos a sua visita. Com certeza que lhe prestarão um serviço muito bom.
Mapa
Avaliações do Igreja Paroquial de Massarelos
M. J.
E muito bonita está muito estimada sempre os Altares muito arranjados tem o museu com imagens que são uma relíquia adoro cinco estrelas aconselho a visitar
G. J. C.
Igreja de S. Telmo. Vale a pena visitar o museu
J. S.
Um dos mais belos segredos do Porto. Vale a pena uma visita ao pequeno Museu.
D. G.
Histórica, acolhedora.
L. O.
Estamos numa cruzada para ajudar nas obras de requalificação deste belíssimo Templo.
F. B.
A Igreja do Corpo Santo de Massarelos é dividida em três partes por pilastras, na parte central deparamos com um portão com frontão partido no qual ao cimo encontramos um nicho que guarda a imagem do padroeiro, São Pedro Gonçalves Telmo, ladeado por duas colunas rematadas com capitéis contínuos. Superiormente, duas janelas laterais e um janelão que o remata em forma de concha elemento que remata também as janelas. Aos lados as torres sineiras rematadas com ornatos em cada face e encimadas por uma cruz de Ferro. Entre os campanários e o entablamento existe num relógio. A fachada é revestida com Azulejos.
A. C. F.
É uma igreja muito bonita! Está actualmente em remodelação. Situa-se Junto ao Rio Douro, no final da Rua da Restauração. Foi fundada em 1776. Pertence à confraria das Almas do Corpo Santo de Massarelos, fundada, conforme tradição, em 1394, por mareantes que tinham sofrido tempestade quando regressavam de Inglaterra, e à qual teria pertencido o Infante D. Henrique. O Santo Padroeiro é S. Telmo. Todos os anos, no mês de Maio, se realiza uma procissão que tem origem na Afurada, atravessa o rio de barco e finaliza na igreja. É dado às pessoas pão, não fermentado, que se mantém em casa para que nunca falte este alimento. Este ano de 2019 a procissão realizou-se no passado dia 18 de Maio.
A. G.
Só imaginar que era junto dela que saiam as embarcações que iam participar nas descobertas marítimas.... Até arrepia...
A. S. d. R. (. A.
Uma igreja linda, local de culto e inspiração divina, como a generalidade dos edifícios congéneres. Situada ao fundo da Rua da Restauração, lado esquerdo no sentido descendente, possui um pequeno parque frente à entrada principal, e a separá-la do rio, existe pouco mais de uma rua.
S. M.
Conheço muito bem esta igreja, pois é a igreja da freguesia onde moro á 65 anos
P. C.
O interior é muito bonito, com muita talha dourada, e o espaço pode ser visitado gratuitamente. Para aceder ao museu é preciso comprar bilhete, mas o preço é acessível
M. d. V. l.
Igreja que é um Marco da Cidade , sua inauguração está ali em 1493 , top tudo o espaço é lindo por dentro e tem um pequeno Museu.bem localizada , perto do Rio aos fundos e a frente tem uma Pequena Praça.Estacionamento para carros , não abre pela manhã , tem banheiro e não paga para entrar e visitar.A Avenida abaixo nas costa da Igreja , tem bons restaurantes bem bares passa o bonde e tem ônibus para o Centro do Porto.
C. F.
Igreja actual erguida no século XVIII, substituindo antiga ermida da Confraria das Almas do Corpo Santo datada do século XIV.
Notório os cuidados de manutenção do imóvel.
N. F. -. A. d. A. -. P. e. D.
Talha dourada lindíssima. O retábulo-mor data de 1724 e foi feito pelos mestres talhadores António Gomes e Caetano da Silva Pinto. A sanefa do arco cruzeiro é de 1750 e foi feita pelo mestre José Teixeira Guimarães.
A. S.
Muito linda.Património Mundial da Humanidade.situada num local magnífico,com uma vista incrível para o Douro e Vila Nova de Gaia.
F. N.
Esta igreja não deve ser confundida com a Igreja de Miragaia. É muito bonita, mas deveria estar aberta mais tempo.
D. M.
bonita igreja de costas para o Rio Douro
M. P.
Igreja muito bela, com arte sacra muito bem conservada. O altar mor é de um trabalho fantástico.
A. M.
Moro perto passo por lá muitas vezes.
i. l.
Local de culto . Obrigatório visitar para quem anda turistando pelo Porto.
Arte sacra.
M. M.
Pena o sacrário e o Santíssimo estarem à vista como em exercício de cerimónia religiosa
J. R.
Só apreciei pelo exterior. Gostei e prometemos visitar brevemente
J. E.
Lugar tranquilo e calmo, ótimo para orar e meditar.
p. r.
Muito bonita vale a pena a visita
j. r.
Uma bonita igreja para visitar.
r.
Homilias inteligentes, humildade e bom trato das pessoas da paroquia.
A. M.
Um pedaço da história da nossa cidade e do nosso país!
A. M. M. C. M.
Com 437anos de construção. Ė um monomento lindissimo.
o. r.
Muito bonita a igreja
M. R.
Paisagem muito bonita.
S. F.
Muito bem cuidada
J. C.
Recomendo a visita à igreja
R. C. 3.
Lindo sítio
C. A.
5 estrelas
F. P.
Magnífico
P. T.
Bonita
V. R.
Gostei
M. M.
Bela igreja
v. s.
Uma beleza
A. S.
(Translated) Situada no Largo do Adro (Largo do Adro), que comunica com a R.Restauração, a sua construção iniciou-se em 1776. Porém só passou a sede de freguesia de freguesia de Massarelos quando a Santa Maria da Boa Viagem, antiga sede da freguesia, entrou em extinção canônica. Esta igreja pertence a uma irmandade, a Confraria das Almas do Corpo Santo de Massarelos, fundada, segundo a tradição, em 1394 por marinheiros que acabaram de sobreviver a uma tempestade ao regressar de Inglaterra e à a que teria pertencido o Infante-Príncipe D. Henrique, o Navegador. Esta irmandade foi muito importante no Porto exercendo funções bancárias, comerciais e outras, possuindo também navios que defendiam a costa, principalmente contra piratas argelinos. Em 1741 a esquadra da Confraria tinha cinco barcos: 'S.João da Foz', 'S.António de Lisboa', 'S.Pedro e S.Félix', 'Nossa Senhora da Conceição' e 'Almas'. Teve também, por concessão real, o privilégio de ser depositária e fornecedora de modelos de conhecimento e ciência da navegação a bordo.
A atual igreja é dividida em três partes por pilastras. Na parte central encontramos um portão com frontão quebrado no qual, no topo, encontramos um nicho que guarda a imagem do padroeiro, S.Pedro Gonçalves Telmo, ladeado por duas colunas rematadas por capitéis coríntios. Na parte superior, duas janelas laterais e uma grande janela circular. O entablamento é simples com entalhes em entalhe a grande janela que o termina em forma de concha, elemento que fecha também as janelas laterais. Nas laterais, as torres sineiras rematadas com ornamentos de cada lado e uma cruz de ferro. Entre as torres e o entablamento existe um relógio. A fachada é decorada com painéis de azulejos.
“A constituição inicial desta igreja é de nave única. A capela-mor e o seu altar são anteriores aos restantes altares. Nas colaterais, à esquerda Nossa Senhora de Fátima e, na direita, S. José. Esquerda Nossa Senhora das Dores e, à direita, S. Cosme, nas outras duas, de tempos mais recentes, à esquerda o Sagrado Coração de Jesus e, à direita, S. António. ”
Na talha do tesouro da Confraria, pelo seu mérito artístico, destaca-se uma preciosa guarda do século XVI.
“Interessante para a iconografia de S.Pedro Gonçalves Telmo é o grande óleo que foi colocado, antes, no interior da igreja junto à porta principal, do lado esquerdo, e que hoje se encontra na sala de sessões. Representa, no topo, a Santíssima Trindade: o Filho abraça uma cruz, ao lado da qual a figura da Esperança (Esperança) segura uma âncora a que segura o cabo a mão de S.Pedro Gonçalves Telmo; abaixo, à esquerda, uma placa isso diz:
TRIUMPHO DA GRAÇA SOBRE A NATUREZA (Triunfo da graça sobre a natureza)
Algumas imagens e a sacristia da sacristia também merecem destaque.
Em 1943, a irmandade ainda realizava, no segundo domingo de maio, a festa a S. Pedro Gonçalves Telmo e distribuía o pão fastio - pão de bento, em épocas muito procuradas pelos tripulantes do navio, como remédio contra enjôo e gestantes . O pão fastio esteve ligado a um milagre atribuído a S. Pedro Gonçalves, quando este pregou o dogma de S. Trindade.
O templo que hoje existe é o terceiro e pertence, como os anteriores, à Confraria das Almas do Corpo Sagrado de Massarelos.
Do templo anterior, construído depois de 1640, de proporções menores que o atual, permanece a primitiva capela, edificada sobre a rocha sobre a qual possivelmente repousa a capela-mor. Anos mais tarde passou por uma restauração, sendo a capela-mor decorada internamente com afrescos do pintor italiano Silvestro Silvestri em estilo bizantino.
- 49W9 + 9Q Porto 🇵🇹PORTUGAL
(Original)
Located in Adro Square (Largo do Adro), which communicates with R.Restauração, its construction started in 1776. However it only passed to parish seat of the parish of Massarelos when the Santa Maria da Boa Viagem, the old headquarters of the parish, went into canonical extinction. This church belongs to a brotherhood, the Confraria das Almas do Corpo Santo de Massarelos (Brotherhood of the Souls of the Holy Body of Massarelos) founded, according to tradition, in 1394 by sailors who just survived a storm when they returned from England and to which the Infante-Prince D.Henrique, the Navigator, would have belonged. This brotherhood was very important in Porto performing banking, commercial functions and other, having also ships that defended the coast, mainly against Algerian pirates. In 1741 the Confraria' squadron had five boats: 'S.João da Foz', 'S.António de Lisboa', 'S.Pedro e S.Félix', 'Nossa Senhora da Conceição' and 'Almas'. It also had, by royal concession, the privilege of being depositary and supplier of models of onboard sailing knowledge and science.
The current church is divided into three parts by pilasters. In the central part we come across a gate with a broken pediment in which, at the top, we find a niche which holds the image of the patron, S.Pedro Gonçalves Telmo, flanked by two columns topped with corinthian capitals. Upper, two side windows and a circular large window. The entablature is simple with carved work surrounding the large window which finishes it in the shape of a shell, an element that also closes the side windows. On the sides, the bell towers topped with ornaments on each side and an iron cross. Between the steeples and the entablature there is a clock. The façade is decorated with tile panels.
"The initial constitution of this church is of a single nave. The chancel and its altar are previous to the other altars. In the collaterals, on the left Our Lady of Fátima and, in the one on the right, S. José. left Nossa Senhora das Dores and, on the right, S. Cosme, in the other two, from more recent times, on the left the Sacred Heart of Jesus and, on the right, S.António."
In the silverware of the Confraria's treasure, due to its artistic merit, stands out a precious 16th century custody.
"Interesting for the iconography of S.Pedro Gonçalves Telmo is the large oil painting that was placed, before, inside the church next to the main door, on the left side, and is kept, today, in the session room. It represents, at the top, the Holy Trinity: the Son embraces a cross, next to which the figure of Hope (Esperança) holds an anchor to which cable the hand of S.Pedro Gonçalves Telmo holds; below, on the left, there is a sign that says:
TRIUMPHO DA GRAÇA SOBRE A NATUREZA (Triumph of Grace Over Nature)
Some images and the vestry of the sacristy are also worth mentioning.
In 1943, the brotherhood still held, on the second Sunday in May, the feast to S. Pedro Gonçalves Telmo and distributed the fastio bread - bento bread, in times highly sought after by the ship's crew, as a remedy against seasickness and women pregnant. The fastio bread was linked to a miracle attributed to S. Pedro Gonçalves, when he preached the dogma of S. Trindade.
The temple that exists today is the third and belongs, like the previous ones, to the Brotherhood of Souls of the Holy Body of Massarelos.
From the previous temple, built after 1640, of smaller proportions than the current one, the primitive chapel remains, built on the rock on which the chancel possibly rests. Years later it underwent a restoration, the chancel being decorated internally with fresco paintings by the Italian painter Silvestro Silvestri in the Byzantine style.
— 49W9+9Q Porto 🇵🇹PORTUGAL
а. р.
(Translated) A construção da Igreja Matriz de Massarelos teve início em 1776. Esta igreja pertence à Irmandade das Almas Santas, fundada em 1394 por marinheiros que foram atingidos por uma tempestade quando voltavam da Inglaterra. Esta confraria era de grande importância no Porto, dedicava-se à banca e ao comércio. A irmandade possuía cinco navios que defendiam a costa dos piratas argelinos.
(Original)
Строительство церкви Igreja Matriz de Massarelos началось 1776 году . Эта церковь принадлежит к братству Святых Душ , основанному в 1394 году моряками, которые пострадали от шторма, когда возвращались из Англии. Это братство имело большое значение в Порту, занималось банковским, торговым делом. Братство владело пятью кораблями, которые защищали побережье от алжирских пиратов.
h.
(Translated) A catedral estava fechada, mas o padre entrou e a abriu.
(Original)
성당 닫혀있었는데 신부님 오셔서 열어주셔서 구경했다 내부 아주 아름다웠음
t. j. b.
(Translated) Igreja muito bonita ricamente decorada para ver
(Original)
Très belle église richement décoré à voir
N. W.
(Translated) Bela igreja mozaik iluminando o pôr do sol
(Original)
Nice church cool mozaik lighting up around sunset
R. P.
(Translated) ótimo trabalho de azulejos
(Original)
great tile work
K. O.
(Translated) Meio escondido entre a casa muito perto do museu de transporte. É incomum vê-lo aberto.
(Original)
Medio escondida entre casa muy cerca del museo del transporte. Es infrecuente verla abierta.
J. A. G.
(Translated) Falta manutenção embora por fora seja bonito
(Original)
Le falta mantenimiento aunque por fuera es bonita
C.
(Translated) Lugar legal
(Original)
Sitio bonito
I. A. B. P.
(Translated) Igreja Flirty. Pessoas muito amigáveis e uma verdadeira ONG para a área
(Original)
Coqueta iglesia. Gente muy amable y una auténtica ong para la zona
J. H.
(Translated) Bela fachada barroca. Difícil de visitar
(Original)
Belle façade en baroque. Difficilement visitable
M. S.
D. D.
(Translated) Belo edifício
Para ver!
(Original)
Beau bâtiment
A voir!
K. H.
(Translated) Simples e ainda especial para mim.
(Original)
Einfach und doch speziell für mich.
M. Z.
(Translated) Bela!
(Original)
Frumos!
F. M.
(Translated) Fofa
(Original)
Lindo
M. U. D.
(Translated) Excelente
(Original)
Excelente
C. C.
(Translated) Estava fechado
(Original)
Estaba cerrada
C. G.
G. M.
(Translated) Soberbo
(Original)
Superbe
P. L.
L. M. T.
(Translated) Tudo lindo
(Original)
Bello todo
R. C. C.
G. L.
F. B.
A. P.
R. L.
G. G.
P. P.
R. B.
A. G.
S.
P. A.
S. R.
S. N.
N. F.
I. M.
A. M.