Avaliações sobre Alfândega Régia. (Igreja) em Vila do Conde (Porto).
Rua Cais da Alfândega, 4480-702 Vila do Conde, Portugal
Descrição
Informação sobre Alfândega Régia, Igreja em Vila do Conde (Porto)
Aqui pode ver o local, os horários mais populares para saber qual a melhor altura para ir, horário de funcionamento, fotos, informação de contacto e comentários e avaliações reais feitos pelos utilizadores na Internet.
Este lugar tem recebido muito boas avaliações, recomendamos a sua visita. Com certeza que lhe prestarão um serviço muito bom.
Mapa
Horário de funcionamento do Alfândega Régia
Segunda-feira
Fechado
Terça-feira
10:00–18:00
Quarta-feira
10:00–18:00
Quinta-feira
10:00–18:00
Sexta-feira
10:00–18:00
Sábado
10:00–18:00
Domingo
10:00–18:00
Avaliações do Alfândega Régia
J. J.
O edifício da Alfândega Régia - Museu de Construção Naval fica situado na rua Cais da Alfândega, no coração da zona ribeirinha de Vila do Conde, onde, outrora, laboraram os estaleiros navais vila-condenses.
Em pleno século XV, o apogeu do comércio marítimo provoca um crescente movimento nos portos do reino, ao qual o porto de Vila do Conde não é exceção. Assim, neste contexto D. João II, por carta de 27 de Fevereiro de 1487, cria a Alfândega Régia de Vila do Conde.
O edifício sofreu, ao longo do século XVIII, sucessivas ampliações de modo a colmatar as necessidades ditadas pelo intenso tráfego comercial que então se fazia sentir.
No decorrer do século XX, o edifício entra em processo de degradação, tendo servido de apoio aos serviços da Guarda Fiscal e de armazém afetos aos estaleiros de construção naval. No ano de 2001, fruto da candidatura vila-condense “Rosa dos Ventos” ao Projeto Piloto Urbano, é totalmente reabilitada e convertida em espaço museológico.
A exposição permanente patente ao público, assume três vertentes, as quais traduzem a função do Museu: a Navegação Portuguesa, nomeadamente aquela que tem origem e destino em Vila do Conde; a história da Alfândega Régia e seu funcionamento, oficiais e produtos desalfandegados; a história da Construção Naval, tipos de barcos construídos em Vila do Conde e respetivos processos construtivos.
Nas mesmas instalações, está sedeado o Centro de Documentação dos Portos Marítimos Quinhentistas CEDOPORMAR, extensão especializada do Arquivo Municipal de Vila do Conde, sobre a história dos burgos marítimos portugueses, destacando-se como primeiro núcleo “Vila do Conde Quinhentista”, da construção naval, navegações e do comércio ultramarino no período quinhentista.
C. R.
Museu de interesse para portugueses, brasileiros, africanos. Muitas caravelas da época do descobrimento - África, Brasil - foram construídas em Vila do Conde.
R. D.
Espaço magnífico que conta muito detalhadamente o funcionamento e o processo que as mercadorias sofriam, bem como explica quem e as funções dos principais intervenientes. Também podemos aprender quais as técnicas e ferramentas usadas na construção das caravelas e naus, bem como nos barcos de pesca. Após a visita ao museu segue-se a visita à nau quinhentista.
A. B. B.
Conhecer a história da construção das Naus que permitiram Portugal às descobertas pelos oceanos! A experiência de entrar na Nau já vale pelo passeio. É um “must do” em Vila do Conde!
F. B.
Alfândega Régia, é um centro memorial de como se construíam as Naus de séculos passados, local histórico que perdura no tempo e nos faz sentir privilegiados, por ver antigos feitos que hoje fazem parte da história, uma visita mais que obrigatória para constatar-mos de perto autênticas obras de arte construídas sem os recursos dos tempos modernos.
F. F.
Um pequeno, mas muito interessante museu sobre a construção das naus.
C. R. M.
O um local lindíssimo e a maratona de cycling PEDALAR PELA VIDA Reverte para acompanhar as pessoas que estão a lutar contra o câncer
F. U.
Museu muito pequeno, mas com muita informação sobre a história local.
E. S. C.
Marco histórico de Vila do Conde.
M. d. O. C. N.
Estou pesquisando sobre os Descobrimentos, especialmente sobre o Descobrimento do Brasil.