Avaliações sobre Estação do Monte - Centro Interpretativo do Caminho de Ferro. (Outro) em Funchal (Madeira).
Largo da Fonte, Monte, 9050-288 Funchal
Descrição
Informação sobre Estação do Monte - Centro Interpretativo do Caminho de Ferro, Outro em Funchal (Madeira)
Aqui pode ver o local, os horários mais populares para saber qual a melhor altura para ir, horário de funcionamento, fotos, informação de contacto e comentários e avaliações reais feitos pelos utilizadores na Internet.
Este lugar tem recebido muito boas avaliações, recomendamos a sua visita. Com certeza que lhe prestarão um serviço muito bom.
Mapa
Horário de funcionamento do Estação do Monte - Centro Interpretativo do Caminho de Ferro
Segunda-feira
Encerrado
Terça-feira
10:00–17:00
Quarta-feira
10:00–17:00
Quinta-feira
10:00–17:00
Sexta-feira
10:00–17:00
Sábado
10:00–17:00
Domingo
Encerrado
Avaliações do Estação do Monte - Centro Interpretativo do Caminho de Ferro
Realmente uma restauração bem sucedida. Em 2019, o edifício parecia significativamente diferente – estava em condições deploráveis. Naquela época eu queria colocar o prédio histórico da estação ferroviária no Google Maps - infelizmente sem sucesso. O arquitecto encarregado de o fazer tinha um verdadeiro dom para a renovação do exterior do edifício e para o design de interiores na montagem dos materiais das paredes, do chão e do tecto.
Quem se interessa por tecnologia aliada à história veio ao lugar certo. Recursos visuais de design moderno e documentação cinematográfica sobre a história desta ferrovia de cremalheira.
Vale a pena fazer um tour gratuito pelo prédio para os visitantes.
Se você ainda tiver algum tempo, aqui está um breve resumo da história da ferrovia de cremalheira movida a vapor...
A estação do Monte (1893 1943) outrora ligava o Funchal à zona do Monte através de um comboio a vapor que circulava numa linha férrea. Começou em 1912 na Rua do Pombal. A linha foi posteriormente estendida até ao Terreiro da Luta, onde foi construído o chalé-restaurante Esplanada, que ainda hoje existe. Além do característico pavimento feito de pequenos seixos redondos num curioso desenho em forma de estrela, a praça possui um interessante conjunto de esculturas e espécies vegetais, das quais merecem destaque os centenários plátanos. A estação ferroviária do Largo da Fonte era paragem obrigatória para quase todos os visitantes do Funchal no início do século XX e o passeio mais procurado pelos residentes da cidade. Os principais elementos arquitetónicos do largo do Largo da Fonte são a nascente que dá nome a este local, também referida noutra secção deste guia, e o coreto em ferro com revestimento de zinco, datado de 1896, que ostenta as iniciais de assinalada é a Câmara Municipal do Funchal. Este edifício, a ponte e o pequeno quiosque com telhado pontiagudo hoje utilizado para a venda de bilhetes são os únicos vestígios da ferrovia original. Após a sua remodelação, este edifício serve como antiga casa de chá do século XIX e mais uma vez como ponto de partida para a nova ligação ferroviária rumo ao Terreiro da Luta.
Contacto
Fotos
Do proprietário
Street view e 360
Tudo
Vídeos