Avaliações sobre Reitoria da Universidade de Lisboa. (Universidade) em Lisboa (Lisboa).
Alameda da Universidade, 1649-004 Lisboa
Descrição
Informação sobre Reitoria da Universidade de Lisboa, Universidade em Lisboa (Lisboa)
Aqui pode ver o local, os horários mais populares para saber qual a melhor altura para ir, horário de funcionamento, fotos, informação de contacto e comentários e avaliações reais feitos pelos utilizadores na Internet.
Este lugar tem recebido muito boas avaliações, recomendamos a sua visita. Com certeza que lhe prestarão um serviço muito bom.
Mapa
Horário de funcionamento do Reitoria da Universidade de Lisboa
Segunda-feira
09:00–12:00
Terça-feira
13:00–16:00
Quarta-feira
09:00–12:00
Quinta-feira
13:00–16:00
Sexta-feira
09:00–12:00
Sábado
Encerrado
Domingo
Encerrado
Avaliações do Reitoria da Universidade de Lisboa
M. F. F.
Em dia de eleições, está bem organizado e com segurança.
P. C.
Reitoria da Universidade de Lisboa
O primeiro projeto de execução do edifício para a Reitoria, da responsabilidade do arquiteto Porfírio Pardal Monteiro foi entregue em meados de 1956, apresentando uma configuração diferente da atual, ressaltando o facto de a Aula Magna estar, então, prevista para uma lotação apenas excedendo os 800 lugares, em vez dos atuais mais de 1500, e os seus corpos laterais apenas se limitarem ao r/chão.
O Prof. Victor Hugo de Lemos, na sua qualidade de Reitor, convocou o arquiteto António Pardal Monteiro, na qualidade de colaborador principal do falecido arquiteto Porfírio Pardal Monteiro, para uma reunião em que lhe deu conta das observações que o projeto apresentado para o edifício da Reitoria lhe suscitava, entre as quais avolumava o facto de considerar a lotação prevista para a Aula Magna extremamente exígua, propondo o seu aumento para 1800 lugares, mas considerando-se a possibilidade da sua subdivisão, para as situações em que aquela lotação se revelasse excessiva.
Com base nestes novos dados programáticos foram elaborados estudos que só não prosseguiram por entretanto ter ocorrido o falecimento do Reitor.
Com a tomada de posse do Prof. Marcelo Caetano, o prosseguimento dos estudos do projeto do edifício para a Reitoria foi retomado, tendo aquele professor reformulado o programa das instalações que, contemplando as aspirações do seu antecessor, lhes acrescentava um novo conjunto de instalações entre as quais as destinadas ao próprio Reitor, englobando, basicamente, o seu gabinete, salas de visitas e de espera e uma sala de refeições privativa, bem como a criação de um novo anfiteatro destinado a atos grandes, com lotação para cerca de 200 pessoas, este último como alternativa à hipótese de subdivisão da Aula Magna.
Estes acréscimos ao programa antecedente refletiram-se num aumento do volume da construção que, traduzindo-se por uma forte presença da Aula Magna, permitiram, também, a criação de novos pisos nos corpos laterais.
Relativamente à conceção inicial, da autoria de Porfírio Pardal Monteiro, manteve-se o partido geral e, integralmente, a fachada do edifício sobre a Praça da Universidade. Todos os corpos situados para além desta fachada foram totalmente remodelados assumindo dimensões francamente superiores ao primitivamente gizado.
O novo projeto, da total responsabilidade de António Pardal Monteiro, foi desenvolvido com bastante celeridade, graças a um diálogo eficaz e constante estabelecido entre o arquiteto e o Reitor.
Dada a iniludível representatividade que se pretendia atribuir ao edifício, foi, por sugestão do arquiteto, integrado na equipa projetista o “designer” Daciano Costa, passando a ser sua incumbência o arranjo interior das dependências de maior importância (Aula Magna, Salão Nobre, Sala do Senado e instalações do Reitor).
O edifício foi inaugurado em 1961.
Dono de Obra:
Ministério das Obras Públicas – C.A.N.I.U.
Localização:
Cidade Universitária
Lisboa
Área de Construção:
11.600m²
Projeto:
1958/59
Conclusão da Obra:
1958
Inauguração – 1961
M. R.
Em domingo de eleições e ainda com restrições da pandemia, tudo muito bem organizado.
A. V. P.
(Translated) A reitoria da Universidade de Lisboa e um imponente edifício, rodeado por algumas das faculdades que o compõem. Tem várias salas de conferências e um grande nome de espetáculo Aula Magna.
(Original)
The rectory of the University of Lisbon and an imposing building, surrounded by some of the faculties that compose it. It has several conference rooms and a great spectacle venue name Aula Magna.
P. S.
Fui bem atendido no sítio.
F. B.
Uma obra muito boa do tempo do chamado Estado Novo e bem conservada após os desacatos do 25 de Abril
R. M. d. C.
Edifício da Reitoria da Universidade de Lisboa que inclui várias salas para conferências, os serviços administrativos principais da Universidade e ainda a Aula Magna, uma das melhores salas de espetáculos do País.
H. S.
É um edifício lindo que dá sempre gosto visitar
A. A.
(Translated) Sítio administrativo da Universidade de Lisboa.
(Original)
Administrative site of the University of Lisboa.
F. A.
Estava muito bem organizado e fui bem atendido