Avaliações sobre Igreja Paroquial Santa Marinha de Remelhe. (Igreja) em Barcelos (Braga).
Av. Dr. António Barroso 90, Braga
Descrição
Informação sobre Igreja Paroquial Santa Marinha de Remelhe, Igreja em Barcelos (Braga)
Aqui pode ver o local, os horários mais populares para saber qual a melhor altura para ir, horário de funcionamento, fotos, informação de contacto e comentários e avaliações reais feitos pelos utilizadores na Internet.
Este lugar tem recebido muito boas avaliações, recomendamos a sua visita. Com certeza que lhe prestarão um serviço muito bom.
Mapa
Avaliações do Igreja Paroquial Santa Marinha de Remelhe
N. F.
Igreja paroquial de Remelhe, na parte lateral jaz o venerável D. António Barroso, bispo do Porto e missionário em África. Em frente da encontra-se um memorial ao venerável D. António Barroso que é constituído pelo seu busto em bronze e por um mapa mundial esculpindo na pedra.
J. J.
Ainda existe a sua igreja Matriz, no lugar de Santiago; é pequena, baixa e de arquitetura simples, denotando porém grande antiguidade. Voltada ao poente, tem sobre a sua porta principal urna sineira com seu sino. Dentro, no lugar próprio, está urna curiosíssima pia batismal, muito antiga, em granito lavrado.
O altar-mor é de bem lavrada talha renascença e os tetos, tanto os da Igreja como os da Capela-Mor, são de castanho com caibros descobertos.
Tirando o pavimento, todo em inestético cimento, o seu conjunto, ainda que pobre, é artístico e ao contempla-la, na sua vetustez, parece urna veneranda velhinha enfeitada com seus limpos e bem conservados trapinhos.
Nesta capela, antiga Igreja Paroquial, conferiu por vezes ordens sacras o santo bispo do Porto D. António Barroso, quando do seu exílio da diocese.
Ao norte, um pouco afastado, estava o Cruzeiro Paroquial, do qual apenas existe a base e a coluna de construção tosca.
Dizem que aqui foi solar dos Moldes, família antiga, senhores da Honra de Carcavelos, na próxima freguesia de Góios, antecessores ou ligados por parentesco com os Góios, que, diga-se de passagem, são diferentes dos Gois, cujo solar é na Beira.
A freguesia de Santiago de Moldes uniu-se à de Santa Marinha de Remelhe em data que ignoro (4).
Esta última também era do Real Padroado, passando na mesma ocasião da de Santiago, para a jurisdição do Colégio de S. Pedro e S. Paulo, ou dos Apóstolos, da Companhia de Jesus em Braga.
Os seus párocos, ainda que algumas vezes fossem tratados por Abades, eram geralmente conhecidos por Vigários, tomando o titulo de Reitores só depois de 1852.
Vem esta freguesia também nas Inquirições de 1220 com a designação – “ De Sancta Marina de Remelí ” nas Terras de Faria. Nelas se diz que o rei não tem aqui reguengo e que “ de ista ecclesia dant de foro domino Regí pro censuría j. lenzo; et abbas solus dixit quod dominus Rex Alfonsus, qui modo regnat, quitavit íllium pro anima sua, sed quamvis non habet inde cartam”.
A antiga Igreja Matriz desta freguesia era um pouco mais ao norte da atual e foi reformada á fundatis e colocada no sitio onde está no ano de 1725, por iniciativa do seu pároco José da Silva Fonseca, com donativos dos fregueses.
A Sacristia e Capela-Mor foram construídas à custa dos Padroeiros em 1726.
Em 1788 fez-se a torre, ao lado direito da fachada, sendo nela colocados os sinos que estavam em um torreão de madeira.
O altar-mor é em bela talha dourada, estilo barroco, e os tetos em caixotões pintados. Estes foram feitos depois de 1777, como se vê do Livro dos Capítulos desta freguesia.
No pavimento da Igreja, ao centro, existe urna sepultura rasa, cuja tampa de pedra tem a seguinte inscrição: -- Sª D. R. P. JOSEPH. D. SILVA FONC.ª QUE COMPROV... SEM anos 17. Algumas das letras, gastas pela ação do tempo, já se não lêem. A Residência Paroquial, ao poente e em frente à igreja, foi construída em 1752.
R. G.
Remelhe Barcelos Igreja Paroquial de Santa Marinha de Remelhe
B. F.
c. c. C.
R. F.
J. C.
L. B.