Avaliações sobre Igreja Matriz de Monção. (Igreja) em Monção (Viana do Castelo).
R. de João Pinho 17, 4950-486 Monção, Portugal
Descrição
Informação sobre Igreja Matriz de Monção, Igreja em Monção (Viana do Castelo)
Aqui pode ver o local, os horários mais populares para saber qual a melhor altura para ir, horário de funcionamento, fotos, informação de contacto e comentários e avaliações reais feitos pelos utilizadores na Internet.
Este lugar tem recebido muito boas avaliações, recomendamos a sua visita. Com certeza que lhe prestarão um serviço muito bom.
Mapa
Horário de funcionamento do Igreja Matriz de Monção
Segunda-feira
Fechado
Terça-feira
Fechado
Quarta-feira
Atendimento 24 horas
Quinta-feira
Fechado
Sexta-feira
Fechado
Sábado
Fechado
Domingo
Atendimento 24 horas
Avaliações do Igreja Matriz de Monção
J. C.
Igreja Matriz de Monção. Num dos largos do núcleo medieval da vila minhota de Monção ergue-se o singela e vetusta Igreja Matriz, obra românica dos finais do século XII classificada como Monumento Nacional e que foi objeto de alterações parciais nos séculos XVI e XVII. Com efeito, na centúria de Quinhentos foi-lhe acrescentada a Capela funerária dos Marinhos, para, em 1679, novo mausoléu - homenageando a figura de Deuladeu Martins - ser incluído no braço direito do transepto da igreja.
A fachada do templo é rasgada por um portal românico composto por três arquivoltas, decoradas por elegantes botões florais e motivos geometrizantes, assentes em seis colunelos com capitéis vegetalistas e dourados. Sobrepujando o portal rasga-se um óculo circular. Lateralmente, eleva-se uma quadrangular torre sineira, com cobertura posterior do século XVIII. O interior da igreja desenha uma planta cruciforme, constituída por uma nave única e desproporcionada, um transepto saliente e a capela-mor. No lado esquerdo da nave abre-se a capela funerária do proto-notário D. Vasco Marinho, obra do gótico tardio coberta por uma abóbada polinervurada e contendo o jacente calcário do homenageado - datado de 1531 e que apresenta sinais de acentuada deterioração.
No braço direito do transepto salienta-se o referido mausoléu de Deuladeu Martins, alcaide de Monção em tempos de D. Fernando, empreendimento concretizado em 1679 por um dos seus descendentes. A capela-mor é forrada por um meritório lambrim de azulejos contrastando com a talha dourada do retábulo. Na sacristia estão algumas peças litúrgicas de grande qualidade, com especial destaque para um cofre de origem árabe e a ostensiva e grandiosa custódia em prata dourada, ornamentada obra de ourivesaria do século XVI com o peso aproximado de 13 quilos.
A. C.
Igreja Matriz fundada no reinado de D. Dinis, no século XIII. Sua arquitetura teve várias influências como a gótica, manuelina, maneirista e barroca, tendo no seu pórtico o estilo românico, sendo digno de ser admirado.
F. B.
Uma Igreja Matriz, que por ser Matriz, ainda é possível visitar gratuitamente, como devem saber as Igrejas quando deixam de ser Matriz também deixam de dar homilias e como tal os responsáveis, querendo, passam a considerar como se de um Museu se tratasse, esperemos que continue a haver muitas Igrejas Matriz para nosso contentamento.
C. I.
Simples, pequenina, mas muito bem cuidada exterior e interiormente. Destaque para a fachada da porta principal e para a imponente estátua de São Cristóvão.
C. L.
Antiga, imagens aravilhosa
H. C.
local de culto, servido por Pároco dos nossos tempos, como poucos, aliada a uma atmosfera única, que é emprestada, pela arquitetura edificada ao longo dos tempos, a apreciar.
M. G.
Eu não detestei , todos os domingos eu assisto a missa nesta igreja e gosto muito !
J. M.
Pela história que em si encerra! Tempos idos da alta nobreza e clero do Norte de um "País a nascer"!
A. S.
Vale a pena visitar. Simples por fora mas com um altar lindíssimo no interior.
I. C.
Se passar por Monção, não deixe de visitar.