Avaliações sobre Igreja de São Francisco. (Igreja) em Mourão (Évora).
38°23'00. 7°20'40., R. 9 de Abril 3"W, Mourão, Portugal
Descrição
Informação sobre Igreja de São Francisco, Igreja em Mourão (Évora)
Aqui pode ver o local, os horários mais populares para saber qual a melhor altura para ir, horário de funcionamento, fotos, informação de contacto e comentários e avaliações reais feitos pelos utilizadores na Internet.
Este lugar tem recebido muito boas avaliações, recomendamos a sua visita. Com certeza que lhe prestarão um serviço muito bom.
Mapa
Avaliações do Igreja de São Francisco
H. L.
Edificada como Capela da Venerável Ordem Terceira da Penitência de S. Francisco, distingue-se a fachada pelo remate em lanços recortados e pelo elaborado portal de xisto gravado com a data de 1740, relativa ao presumível término da construção à época de D. João V. Apesar da escala contida, distribuem-se por esta igreja diversos motivos decorativos mostrando temas da Penitência, correlativos aos princípios da Ordem, e que aparecem no próprio cimafronte do portal, de moldura circular, interrompido por empena alojando um busto de anjo querube, mensageiro do Céu, cuja base é um friso de rosetas em relevo, estando ao centro a imagem dos braços cruzados de Cristo e S. Francisco de Assis. Acede-se à nave pelo átrio inscrito com cobertura de arco abatido, suportando este o coro alto com parapeito de balaústres. Ao longo das paredes interiores surge o programa de azulejos azuis e brancos e figuração floral. Também a Capela-mor, quadrangular como na forma habitual das igrejas mouranenses, recebeu azulejos figurados, da transição, porém, para o séc. XIX, e talvez oriundos da Real Fábrica do Rato (Lisboa). São os que comportam a decoração mais abundante, com policromia e diversidade de representação, tendo destaque os painéis com os Santos da Ordem, dois por cada pano de parede ao lado do altar (S. Ivo e Stª Margarida de Cortona, à direita, e Stª Rosa de Viterbo e S. Luís-Rei, à esquerda). O altar-mor é ocupado pela imagem processional do Senhor dos Passos, carregando a Cruz, e pelas imagens de Nª Srª da Conceição e de S. Francisco de Assis. De cada lado do altar, ainda, dois portais de modelo erudito conduzem à Sacristia e cobertura, de desenho também semelhante a outros exemplos locais. A fachada de frontão recortado tem um paralelo na Capela de Nª Srª da Saúde (Lisboa), com intervenção de 1705 atribuída a João Antunes, arquiteto régio.
Manuel F.S. Patrocínio - Historiador
A. P.